Vem aí o Enade 2023

Coordenadores dos cursos do IFRS que serão avaliados poderão inscrever os estudantes concluintes até 31 de julho. As provas são presenciais e ocorrem no dia 26 de novembro

Neste ano de 2023, participam do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2023 os estudantes de graduação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) que estão concluindo os cursos de: Agronomia (campi Bento Gonçalves, Ibirubá, Sertão e Vacaria), Engenharia de Alimentos (Campus Erechim), Engenharia de Produção (Campus Caxias do Sul), Engenharia de Controle e Automação (Campus Farroupilha), Engenharia Mecânica (campi Erechim, Farroupilha, Ibirubá e Rio Grande), Engenharia Química (Campus Feliz), Zootecnia (Campus Sertão), Tecnologia em Agronegócio (Campus Sertão), Tecnologia em Gestão Ambiental (campi Porto Alegre, Sertão e Viamão).

Essa é uma etapa importante para a formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Enade deve constar em seu histórico escolar. Os resultados são também o principal componente para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior.

Etapas

No período de 27 a 31 de junho de 2023, os coordenadores de curso participantes da avaliação deverão inscrever os estudantes para realizar o exame. Após a inscrição feita pelos coordenadores, é a vez de os estudantes concluintes indicarem a necessidade de atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, no período de 1º a 8 de setembro, no sistema do exame.

Além de realizar a prova, os concluintes inscritos deverão responder o Questionário do Estudante – que estará aberto de 1º de setembro a 25 de novembro de 2023. O questionário é um dos instrumentos de coleta de informações do Enade, de caráter obrigatório, que tem por objetivo subsidiar a construção do perfil dos estudantes e obter uma apreciação quanto ao seu processo formativo. Tanto a presença na prova quanto o questionário são necessários para colação de grau.

Prova será dia 26 de novembro

As provas presenciais ocorrerão em um domingo, dia 26 de novembro de 2023. Os estudantes devem ler atentamente o Edital Inep 37/2023, em especial a partir do item 10. Acesse o Edital

Neste ano, o exame contará com novidades:

– Para os participantes com deficiência visual que solicitarem, o cartão-resposta ampliado (fonte 18) estará disponível; e
– O tempo mínimo de permanência na sala de aplicação da prova (para ter atestada a presença), que antes era de uma hora, passará a ser de duas horas.

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o Horário de Brasília. É recomendado a todos os estudantes que compareçam ao local de realização da prova até às 12h (Horário de Brasília, DF). A aplicação iniciará às 13h30 e será encerrada às 17h30min (Horário de Brasília, DF).

Mais informações sobre o exame estão disponíveis no site do Enade.

Cursos avaliados – A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos superiores. A avaliação se repete a cada três anos. O Enade 2023 será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos seguintes cursos:agronomia, arquitetura e urbanismo, biomedicina, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação I, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, zootecnia, agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar, radiologia e segurança no trabalho.