Solenidade de posse dá início a novo mandato de reitor e diretores-gerais de campi do IFRS

Em uma solenidade histórica, a primeira posse de diretores-gerais de todos os 17 campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) foi realizada na tarde desta quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020, celebrando a escolha democrática e paritária de estudantes, professores e técnicos administrativos da instituição. O evento ocorreu na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves, e contou também com o ato simbólico de recondução de Júlio Xandro Heck ao cargo de reitor. Servidores do IFRS, familiares dos dirigentes, reitores de outras instituições de ensino públicas, autoridades, entidades sindicais e imprensa lotaram o auditório.

Com o objetivo de marcar o início da nova gestão como reitor do IFRS junto à comunidade acadêmica, Júlio recebeu o termo simbólico de posse da primeira reitora da instituição, professora Cláudia Schiedeck Soares de Souza (gestora de 2008 a 2015). A posse oficial do reitor ocorreu no dia 18 de fevereiro de 2020, em Brasília (leia mais aqui). Em seguida, os diretores-gerais de campi que deixaram os cargos foram homenageados, com a entrega de uma menção de agradecimento da Reitoria pela dedicação durante os quatro anos de mandato.

E para registrar o início da nova gestão nos campi, assinaram o termo de posse, sob aplausos e manifestações festivas dos presentes, os diretores-gerais Fábio Azambuja Marçal (Campus Alvorada), Rodrigo Otávio Câmara Monteiro (Campus Bento Gonçalves), Patrícia Nogueira Hübler (Campus Canoas), Jeferson Luiz Fachinetto (Campus Caxias do Sul), Eduardo Angonesi Predebon (Campus Erechim), Leandro Lumbieri (Campus Farroupilha), Marcelo Lima Calixto (Campus Feliz), Sandra Rejane Zorzo Peringer (Campus Ibirubá), Flávia Santos Twardowski Pinto (Campus Osório), Fabrício Sobrosa Affeldt (Campus Porto Alegre), Rudinei Müller (Campus Restinga), Alexandre Jesus da Silva Machado (Campus Rio Grande), Cláudia Dias Zettermann (Campus Rolante), Odair José Spenthof (Campus Sertão), Gilberto Luiz Putti (Campus Vacaria), Daniel de Carli (Campus Veranópolis), Alexandre Martins Vidor (Campus Viamão). Os dirigentes foram eleitos pela comunidade acadêmica do IFRS em outubro de 2019 e assumem um mandato de quatro anos.

Quais os primeiros passos a partir da posse?

Diretor-geral Alexandre Vidor com reitor Júlio Heck

Alexandre Vidor – O Campus Viamão, assim como todo o IFRS, sai fortalecido do processo democrático que construímos. O contexto do país nos impõe o compromisso histórico de atuarmos na defesa incondicional de uma educação pública, gratuita e de qualidade. Precisamos defender nosso legado institucional e reafirmarmos as políticas públicas promovidas pelo IFRS. Em Viamão, uniremos todos os esforços para a consolidação do campus e a construção da nossa sede. Continuaremos avançando na pesquisa aplicada e na extensão direcionadas à comunidade e ao desenvolvimento territorial.

Campus Viamão

Primeiro diretor eleito do Campus Viamão, Alexandre Vidor é professor da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica desde 2010. Tem graduação em Direito e mestrado em Economia. De 2007 a 2011, no Ministério da Educação (MEC), integrou a equipe responsável pela criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Participou da elaboração do projeto de expansão da rede federal, com a criação de 214 novos campus em todo o Brasil.  Ainda no MEC, participou do Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais, que elaborou e propôs diretrizes para a atuação coordenada no apoio a arranjos produtivos locais em todo o território nacional.
Foi coordenador adjunto do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), programa que busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.