Início do conteúdo

Servidores do Campus Viamão irão participar da formação pedagógica nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2023


O Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) irá realizar a formação pedagógica com o tema “Atividades de Formação do Eu e Transformação com o Outro”, nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2023, das 8h às 17h, sendo uma atividade formativa para professores e técnicos-administrativos do Campus Viamão.

O evento terá como palestrantes:

CASSIO GOMES PEREIRA: Advogado, especialista em Direito Penal e Política Criminal, Sistema Constitucional e Direitos Humanos e Mestrando em Direito. Certificado pela Restorative Justice International e Sociedad Certifica de Justicia Restaurativa, habilitado como facilitador de Diálogos Transformativos e Peacemaking Circles. Participou como consultor do Programa de Oportunidades e Direitos, do Governo do Rio Grande do Sul, em parceria com Banco Interamericano de Desenvolvimento exercendo a função de Instrutor da Metodologia Circular. Atuou como facilitador no Poder Judiciário do Rio Grande do Sul e do Projeto Vítimas, do Ministério Público/RS. Foi o Instrutor responsável pela formação da 1a turma de Facilitadores de Círculo de Construção de Paz de Justiça Restaurativa da Policia Civil do Rio Grande do Sul.

SUSANA KAINGÁNG: É filha do povo indígena Kaingáng do Rio Grande do Sul. Advogada, educadora e pesquisadora, dedicou-se, a partir de 2002, à fundação da Organização Indígena Instituto Kaingáng – INKA (responsável pelo Ponto de Cultura Kanhgág Jãre), contribuindo em seu desenvolvimento e consolidação atual. Possui experiência nas áreas de Direitos Indígenas, Educação Escolar Indígena e Patrimônio Cultural Indígena, tendo Mestrado em Direito e Educação. Atualmente cursa Doutorado em Educação na UFRGS.

 Confira a Programação:


Servidor, Participe!

O objetivo da capacitação é orientar sobre procedimentos operacionais e estratégias inclusivas para prover acessibilidade e inclusão dos estudantes com necessidades educacionais específicas, seja no contexto remoto ou presencial.

Fim do conteúdo