Salão reúne mais de 900 estudantes e servidores, apresenta ações e talentos do IFRS

O maior evento realizado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) começou nesta quinta-feira, 28 de novembro de 2019, no Campus Bento Gonçalves. O 4º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino reúne aproximadamente 950 estudantes e servidores em 11 eventos simultâneos e ocorre até sábado, 30 de novembro. O primeiro dia teve solenidade e palestra de abertura e muitas atrações da Mostra de Arte e Cultura (veja fotos abaixo). Teve também expectativas, encontros e reencontros.

• Confira a cobertura fotográfica do primeiro dia: aqui e aqui

Para alguns, tudo é novidade.  É o caso da estudante Ana Cristina da Silva, do Campus Viamão, que participa pela primeira vez. Ela teve cuidado na preparação prévia e buscou acompanhar as informações e os avisos do evento nos canais de comunicação do IFRS para ter certeza que tudo correrá da melhor forma. Estudante de Tecnologia em Processos Gerenciais, Ana Cristina entrou em um projeto de pesquisa no mês de maio e já apresentou o trabalho nas mostras de outros campi. Nesta sexta-feira, será a vez de apresentar no Salão. “Participar de um projeto de pesquisa está contribuindo muito para a minha formação”, observa.

Para outros, estar neste grande evento já é uma experiência conhecida, mas sempre enriquecedora. É o caso da licencianda em Matemática Eduarda Santos de Oliveira, do Campus Canoas, pela quarta vez no Salão. “Conversar sobre ensino, pesquisa e extensão com colegas de outros campi agrega muito conhecimento. Há uma interdisciplinaridade que disciplina nenhuma vai nos dar.” Eduarda adianta que falará, no Seminário de Internacionalização, sobre “a melhor experiência de sua vida”: participar da mobilidade internacional no Instituto Politécnico de Bragança. Ela conta que cresceu na periferia e quando teve a oportunidade de estudar na Europa contrariou a percepção de que intercâmbio é apenas para quem é rico. Além disso, apresentará um projeto de extensão do qual faz parte.

Abertura

A cerimônia de abertura foi marcada por reflexões sobre o tema central, “Ciência para um mundo sustentável”, e sobre ataques que a educação pública tem sofrido. O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, destacou também que o Salão é uma oportunidade de prestação de contas da instiuição para a sociedade. “Nascemos para ser para a sociedade. Que nenhum de nós esqueça disso.”

O momento foi ainda de agradecimentos aos servidores que se dedicaram para concretizar a programação em um ano de tantas incertezas, principalmente orçamentárias, e aos estudantes e servidores protagonistas de tantas ações de excelência nos campi, as quais serão apresentadas nos três dias. Tiveram falas os pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eduardo Girotto; de Extensão, Marlova Benedetti; e de Ensino, Lucas Coradini; e a diretora do Campus Bento Gonçalves, Soeni Bellé; além da discente Sandra Maria Zeni.

Palestra

“Sustentabilidade ambiental à beira do abismo: o que fazer?” foi o tema da palestra de abertura, ministrada pelo biólogo Paulo Brack, doutor em Ecologia e Recursos Naturais e professor da Ufrgs. Ele frisou que o Brasil é mundialmente considerado um país extremamente rico em sociobiodiversidade, com grande variedade de plantas, animais e culturas humanas.”Temos de prezar por esse patrimônio, que está se perdendo.” Segundo o palestrante, há contradições no atual modelo econômico, o qual despreza essa diversidade e o seu potencial para a qualidade de vida e mesmo para a economia. O conselho do professor é cada um ficar atento ao que está ocorrendo, buscar mudanças na forma de vida pensando na sustentabilidade ambiental e agir coletivamente para cobrar do poder público políticas na tentativa de superar o iminente esgotamento dos recursos naturais.

Sobre o Salão

Durante os três dias, serão apresentados em torno de 600 trabalhos, entre pesquisas, ações de ensino, relacionamento com a comunidade, inovação, arte, cultura… Integram o Salão do IFRS os seguintes eventos: 8º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict); 7º Seminário de Extensão (Semex); 6º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept); 4º Seminário de Pós-graduação; 4º Seminário de Internacionalização; Sessões de Indissociabilidade Pesquisa, Ensino e Extensão; Mostra de Inovação e Tecnologias; Mostra de Arte e Cultura; Mostra de Protótipos Automotivos; Circuito de Atividades Literárias e Desafio Criativo, o qual teve início nesta quinta-feira.

Nesta quinta-feira, foi realizado também o Espaço da Agricultura Familiar. E durante os três dias, servidores e estudantes que precisarem levar crianças terão um local de acolhimento: o Espaço Kids.

Nesta sexta-feira (29), a programação está voltada para a apresentação dos projetos de ensino, pesquisa e extensão. Outro assunto de destaque nesse dia serão as experiências internacionais de estudantes – no Seminário de Internacionalização, alunos que cursaram disciplinas em instituições de ensino no exterior falarão das contribuições para a vida acadêmica e pessoal e darão dicas para os interessados em participar de mobilidade internacional.

Começa na sexta também um das atividades que é novidade desta edição: a Mostra de Protótipos Automotivos. Aberta ao público, ocorrerá na sexta (dia 29) à tarde e no sábado (30) pela manhã. Serão apresentados quatro veículos baja e de eficiência energética construídos por estudantes e professores do IFRS. Entre eles estará o protótipo da equipe Drop Team, do Campus Erechim, que conquistou o bicampeonato na competição de eficiência energética Shell Eco-marathon Brasil em 2019, atingindo a média de 542,4 quilômetros por litros de gasolina (saiba mais).

Quer estar por dentro de avisos e novidades do Salão?
> Entre na lista de transmissão no Whatsapp! Clique nesse link: http://bit.ly/WhatsappSalaoIFRSou adicione nosso número: (54) 99182-5286

> Acompanhe nossas redes sociais:

Facebook IFRS-Oficial

Twitter @IFRSOficial