Início do conteúdo

Reforce a imunidade com dicas simples de alimentação


Pequenos cuidados com a alimentação podem fazer a diferença para reforçar a imunidade, o que é muito importante no momento atual. Para celebrar o Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) divulga algumas dicas da nutricionista da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), Adriana Machado. Confira:

Hidrate-se
Os vírus são hidrossolúveis (solúveis em água) e expelidos pelo suor e urina. Então, em épocas de maior circulação de vírus é importante hidratar-se muito para se proteger. E também porque células de defesa do nosso corpo estão presentes na saliva.

Neste momento, é preciso aumentar a ingestão de água, mas água de qualidade: filtrada ou fervida (por, pelo menos, 5 minutos). Se a água fervida ficar com um sabor desagradável, a dica é adicionar uma rodela de limão enquanto ela esfria ou arejar a água, o que pode ser feito trocando-a várias vezes de recipiente.

Consuma alimentos orgânicos
Agrotóxicos e aditivos químicos presentes nos alimentos prejudicam a imunidade de quem os consome. Portanto, é hora de buscar a alimentação mais natural e orgânica possível. Para isso, veja se no seu município não há feirinhas ecológicas virtuais, com entrega de produtos sob encomenda. A prefeitura pode ser um canal de informações.

Evite refrigerantes, bebidas alcoólicas e alimentos ultraprocessados
O excesso de álcool, açúcares, farinhas refinadas e aditivos químicos prejudica a saúde. Reduza o consumo ao máximo para fortalecer a imunidade.

Cuide da saúde mental, do sono e pratique exercícios
A alimentação adequada terá melhores resultados se você cuidar também da mente, do sono e se praticar exercícios físicos, dentro de casa, claro, pois estamos na época do #FicaEmCasaIFRS (confira aqui um vídeo com dicas de exercícios simples). Mantenha a mente saudável: vale meditar, conversar com um amigo, familiar ou profissional de saúde (psicólogo, psiquiatra) e fazer atividades que sejam prazerosas para você (confira mais dicas aqui).

Outra dica é cultivar a harmonia e a leveza no convívio com outras pessoas, seja fisicamente no local de isolamento, seja virtualmente.

Leia também:

Quer praticar exercícios físicos em casa? Confira o vídeo e as dicas

 

 

Fim do conteúdo