Processo Seletivo 2020/1: Abertas as inscrições para cursos Técnicos e Superiores gratuitos no Instituto Federal

Estão abertas, até o dia 10 de novembro de 2019, as inscrições para o Processo Seletivo de estudantes 2020/1 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). São ofertadas mais de 4.800 vagas para cursos técnicos de nível médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e superiores nos 17 campi do IFRS: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. Todos os cursos são gratuitos.

Confira as vagas para o Campus Viamão (Av. Senador Salgado Filho, 7.000):

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio:

• Administração – Duração: 4 anos – Vagas: 30 – Turno: Tarde
  • Meio Ambiente – Duração: 4 anos – Vagas: 30 – Turno: Tarde

Cursos Superiores:

• Tecnologia em Processos Gerenciais – Duração: 5 semestres – Vagas: 40 – Turno: Noite
  • Tecnologia em Gestão Ambiental – Duração: 6 semestres – Vagas: 40 – Turno: Noite

Sobre as inscrições

As inscrições devem ser feitas pelo site de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br). Quem não tiver acesso a computador pode dirigir-se até o Campus Viamão, localizado na Av. Senador Salgado Filho, 7000, bairro Querência, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h.

O Processo Seletivo tem uma taxa de inscrição de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cursos de graduação.

De 16 a 27 de setembro de 2019, os candidatos puderam encaminhar pedido de gratuidade (isenção no pagamento) da taxa de inscrição.  A concessão de isenção da taxa não garante a inscrição no processo seletivo. O beneficiado deverá acessar o Portal de Ingresso e realizar a inscrição.

Como funciona a seleção:

• Cursos técnicos integrados

Os cursos integrados permitem a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente. Têm como pré-requisito para ingresso o Ensino Fundamental concluído.

– Os cursos técnicos integrados em Administração e em Meio Ambiente ofertados pelo Campus Viamão terão como forma de ingresso sorteio público.

Cursos integrados e concomitantes ao Ensino Médio – edital nº 48/2019

• Cursos superiores

Os cursos superiores têm como pré-requisito para ingresso o Ensino Médio concluído.

Na hora de inscrever-se no processo seletivo para um curso superior, o estudante pode optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2014 até o atual). Ao optar pela prova, o candidato deverá prestar um exame com uma prova de redação e 45 questões objetivas (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – incluindo questões de língua inglesa ou língua espanhola), que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio. Vale lembrar que o IFRS não participa mais da seleção pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Cursos superiores – edital nº 49/2019

Todas as informações e orientações podem ser acompanhadas pelo site de ingresso.ifrs.edu.br.