Processo Seletivo de estudantes: Locais de provas serão divulgados no dia 29 de novembro

Os locais das provas do Processo Seletivo de estudantes 2023/1 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) serão divulgados na terça-feira, 29 de novembro de 2022. As listas estarão publicadas na capa do site ingresso.ifrs.edu.br. É importante que os candidatos confiram o local, o endereço e guardem essas informações.

Campus Viamão:

As provas ocorrerão no domingo, dia 04 de dezembro de 2022. Os cursos superiores de graduação serão no turno da tarde.

Obs.: Para os cursos de ensino médio com o técnico integrado será via sorteio no dia 08/12/2022, acompanhe pelo portal de ingresso.ifrs.edu.br.

Cursos de graduação

Para os cursos superiores de graduação, a prova tem duração de quatro horas e 30 minutos. Terá início às 14h (horário de Brasília), mas o candidato deve comparecer ao local uma hora antes do início (ou seja, às 13h), portando o seu documento de identificação com foto utilizado na inscrição e caneta esferográfica azul ou preta. Com o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas, os portões dos locais de aplicação serão abertos às 13h15

O exame será constituído por uma prova de Redação e uma prova objetiva com 45  questões, com as matérias a seguir:

• Matemática e suas Tecnologias – 10 questões;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias – 10 questões;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias – 10 questões;
  • Linguagem, Códigos e suas Tecnologias – 15 questões.
  • Prova de Redação.

Serão eliminados do exame de seleção os candidatos que não acertarem pelo menos uma questão entre as 45 ou zerarem a prova de redação. Critérios que zeram automaticamente a Redação: gênero textual diferente do solicitado e fugir do tema proposto. Os conteúdos para estudo podem ser conferidos no Anexo III do edital dos cursos superiores do Processo Seletivo. (Leia também: Curso on-line gratuito e provas anteriores ajudam os candidatos na preparação para as provas)

Fique atento:

Será desclassificado do Processo Seletivo o candidato que se apresentar após o horário estabelecido ou fora do local de prova ou que não esteja portando seu documento de identificação com foto, o mesmo da inscrição.

Por documento de identificação com foto entende-se:

• Carteira de identidade expedida pelas Secretarias de Segurança Pública – Instituto de Identificação; pela Polícia Federal; pelos Comandos Militares; pela Polícia Militar e pelos órgãos ou conselhos fiscalizadores de exercício profissional; ou
  • Certificado de Reservista com foto; ou
  • Carteira funcional com foto, expedida por órgão público; ou
  • Carteira de Trabalho; ou
  • Passaporte; ou
  • Carteira Nacional de Habilitação (somente modelo expedido na forma da Lei n.º 9.503/97).

O candidato que se apresentar para prova com qualquer tipo de aparelho eletrônico deverá, ao entrar na sala, desligá-lo e, sob orientação do fiscal, identificá-lo e depositá-lo no local determinado. O IFRS não se responsabiliza por perdas, extravios ou danos.

É proibido o porte de armas, bem como o uso de bonés, chapéus, gorros, véus, lenços, aparelhos auriculares, óculos escuros ou qualquer outro adereço que lhes cubra a cabeça, os olhos e os ouvidos (com exceção daqueles candidatos que tiverem solicitado prova em condição especial).

>> Mais informações estão disponíveis nos editais do Processo Seletivo.