Início do conteúdo

Processo Seletivo de estudantes do IFRS tem reserva de vagas para quem estudou em escolas públicas


No Processo Seletivo 2022/1, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está reservando 80% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas. Essa é uma das alterações realizadas em função da pandemia de Covid-19.

Como concorrer pela reserva de vagas

Para concorrer na reserva de vagas, os candidatos a cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio devem ter feito todo o Ensino Fundamental em escola pública. Já candidatos a cursos superiores devem ter estudado todo o Ensino Médio em escolas públicas para poder concorrer à vaga de escola pública. Os demais candidatos podem se inscrever igualmente, que concorrerão nas vagas de acesso universal.

O período de inscrições vai até 24 de outubro de 2021. Os interessados em estudar em cursos técnicos e superiores do IFRS podem acessar o site ingresso.ifrs.edu.br/2022, ler com atenção o edital (documentos com informações e orientações) do seu tipo de curso e acessar o link do sistema eletrônico para fazer a sua inscrição.

As inscrições ocorrem de forma totalmente on-line e o candidato precisa ter CPF e RG próprios para se inscrever (não pode ser com o número de documento dos pais, por exemplo). Também é necessário estar cadastrado no gov.br, novo portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos.

Quando o candidato acessar o link para se inscrever no Processo Seletivo do IFRS (que está disponível na capa do site ingresso.ifrs.edu.br), será direcionado para autenticação do gov.br. Caso já tenha conta, é só colocar o CPF e a senha do gov.br e entrar no formulário de inscrição do Processo Seletivo. Caso não tenha conta, deverá clicar em CRIAR SUA CONTA e só depois conseguirá preencher o formulário de inscrição e concorrer a uma das vagas ofertadas pelo IFRS no Processo Seletivo 2022/1.

Saiba mais sobre este Processo Seletivo 

Neste Processo Seletivo, o IFRS está ofertando mais de 4.800 vagas em cursos técnicos e superiores nos 17 campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. Confira a lista de cursos e o cronograma disponível no site ingresso.ifrs.edu.br/2022.

Veja as 140 vagas, distribuídas entre os cursos do IFRS – Campus Viamão:

Graduação:

  • Tecnologia em Gestão Ambiental – Duração: 6 semestres – Turno: Noite – 40 vagas
  • Tecnologia em Processos Gerenciais – Duração: 5 semestres – Turno: Noite – 40 vagas

Integrados ao Ensino Médio:

  • Técnico em Administração – Duração: 4 anos – Turno: Tarde – 30 vagas
  • Técnico em Meio Ambiente – Duração: 4 anos – Turno: Tarde – 30 vagas

 

📝 Saiba como será a seleção do IFRS – Campus Viamão:

Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (permitem a formação de Ensino Médio e técnica profissional ao mesmo tempo, voltados para aqueles estudantes que concluíram o Ensino Fundamental) – a seleção ocorrerá por sorteio entre os candidatos inscritos.

Cursos superiores de graduação (podem ser cursados por quem já tem o Ensino Médio completo) – a seleção será realizada exclusivamente por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem das edições de 2016 até a de 2021.

No Processo Seletivo 2022/1, o IFRS está reservando 80% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas. Essa é uma das alterações realizadas em função da pandemia de Covid-19. Para concorrer nessa reserva de vagas, os candidatos a cursos técnicos integrados ao Ensino Médio devem ter feito todo o Ensino Fundamental em escola pública. Já candidatos a cursos superiores devem ter estudado todo o Ensino Médio em escolas públicas para entrar na reserva. Os demais podem se inscrever igualmente, que concorrerão nas vagas de acesso universal.

Os cursos do IFRS são gratuitos, mas para participar do Processo Seletivo 2022/1 será cobrada uma taxa de inscrição. Para quem se inscrever à seleção por sorteio ou pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio, a taxa de inscrição será de R$ 10,00.

Os candidatos tiveram a oportunidade de solicitar a gratuidade (isenção) da taxa, no período de 11 a 22 de setembro, e os resultados já estão publicados. Mas mesmo os candidatos que tiveram a taxa de isenção deferida precisarão realizar as inscrições, no período de 27 de setembro a 24 de outubro de 2021. Para os candidatos isentos da taxa, ao término da inscrição no Processo Seletivo será gerado o comprovante de inscrição de isento, que substitui o boleto bancário.

 

📌Cronograma do Processo Seletivo de estudantes 2022/1:

Inscrições para concorrer no Processo Seletivo: 27 de setembro a 24 de outubro de 2021

Último dia para pagamento do boleto bancário da taxa de inscrição: 25 de outubro de 2021

Sorteio público entre os inscritos: 14 de dezembro de 2021

Como acompanhar e saber das novidades: acessar seguidamente o site ingresso.ifrs.edu.br

 

⚠️ IMPORTANTE LEMBRAR – SOBRE ENSINO REMOTO E INÍCIO DAS AULAS

Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são originalmente presenciais. Porém, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial ou híbrida (quando parte das atividades ocorre presencialmente e parte no formato virtual), devido à pandemia de Covid-19.

O início das aulas será no primeiro semestre de 2022, e as datas serão divulgadas posteriormente.

 

Confira as vagas e formas de ingresso em outros campi do IFRS: ingresso.ifrs.edu.br/2022

 

Fim do conteúdo