Processo Seletivo de estudantes 2022/1: Prazo para solicitar gratuidade da taxa de inscrição vai até dia 22 de setembro

Os interessados em participar do Processo Seletivo 2022/1 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) têm até o dia 22 de setembro de 2021 para solicitar a gratuidade (isenção) da taxa de inscrição. Essa opção é voltada para quem tem renda familiar bruta mensal de até R$ 1.650,00 per capita (1,5 salário mínimo per capita). O documento com orientações para encaminhar o pedido está publicado no site de ingresso do IFRS (Edital nº 73/2021). É importante que os interessados leiam o edital com atenção e continuem acompanhando o site ingresso.ifrs.edu.br para saber mais.

As inscrições para o Processo Seletivo 2022/1 do IFRS serão realizadas no período de 27 de setembro a 24 de outubro. No site de ingresso.ifrs.edu.br/2022 você pode conferir todos cursos ofertados e as informações do cronograma! São mais de 4.800 vagas disponíveis nos 17 campi do IFRS: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.
Vale lembrar que todos os cursos são gratuitos. O início das aulas será no primeiro semestre de 2022.
Confira as 140 vagas, distribuídas entre os cursos do IFRS – Campus Viamão:
Graduação:
▪ Tecnologia em Gestão Ambiental – Duração: 6 semestres – Turno: Noite – 40 vagas
▪ Tecnologia em Processos Gerenciais – Duração: 5 semestres – Turno: Noite – 40 vagas
Integrados ao Ensino Médio:
▪ Técnico em Administração – Duração: 4 anos – Turno: Tarde – 30 vagas
▪ Técnico em Meio Ambiente – Duração: 4 anos – Turno: Tarde – 30 vagas

📝 Saiba como será a seleção do IFRS – Campus Viamão:

➡ Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (permitem a formação de Ensino Médio e técnica profissional ao mesmo tempo, voltados para aqueles estudantes que concluíram o Ensino Fundamental) – a seleção ocorrerá por sorteio entre os candidatos inscritos.
➡ Cursos superiores de graduação (podem ser cursados por quem já tem o Ensino Médio completo) – a seleção será realizada exclusivamente por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem das edições de 2016 até a de 2021.

No Processo Seletivo 2022/1, o IFRS está reservando 80% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas. Essa é uma das alterações realizadas em função da pandemia de Covid-19. Para concorrer nessa reserva de vagas, os candidatos a cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio devem ter feito todo o Ensino Fundamental em escola pública. Já candidatos a cursos superiores devem ter estudado todo o Ensino Médio em escolas públicas para entrar na reserva. Os demais podem se inscrever igualmente, que concorrerão nas vagas de acesso universal.

⚠ Se o candidato não solicitar a isenção e se inscrever na seleção por sorteio ou pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio, a taxa de inscrição será de R$ 10,00.
 📌Cronograma do Processo Seletivo de estudantes 2022/1:

Período para solicitar gratuidade da taxa da inscrição: de 11 a 22 de setembro de 2021 – detalhes no Edital nº 73/2021

Publicação dos documentos (editais) com orientações e o detalhamento do Processo Seletivo: 24 de setembro de 2021

Inscrições para concorrer no Processo Seletivo: de 27 de setembro a 24 de outubro de 2021

Prova para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio nos campi que optaram por esse formato de seleção: 5 de dezembro de 2021

Sorteio público entre os inscritos: 14 de dezembro

⚠️ IMPORTANTE LEMBRAR – SOBRE ENSINO REMOTO E INÍCIO DAS AULAS

Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são originalmente presenciais. Porém, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial ou híbrida (quando parte das atividades ocorre presencialmente e parte no formato virtual), devido à pandemia de Covid-19.

ℹ Confira mais informações em ingresso.ifrs.edu.br/2022.