Processo Seletivo 2024/1: confira a lista de convocados para a heteroidentificação

As listas dos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) das modalidades de seleção sorteio e prova, classificados em primeira chamada do Processo Seletivo de estudantes 2024/1 do IFRS foram divulgadas no dia 22 de dezembro.

Os candidatos autodeclarados negros da primeira chamada para matrículas, além de enviar a documentação pelo sistema eletrônico, deverão participar presencialmente da verificação étnico-racial, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de janeiro de 2024. A data, o horário e o local para cada candidato comparecer, estão publicados juntamente com a lista geral de classificações. As informações relacionadas ao Campus Viamão, estão em:

Saiba mais

Heteroidentificação é um método de identificação étnico-racial de um indivíduo a partir da percepção social de outra pessoa (assista a estes vídeos para saber mais).

No Processo Seletivo de estudantes do IFRS, depois de passar pela seleção, serem aprovados e chamados para matrículas, os candidatos que na inscrição se declararem negros (pretos ou pardos) deverão ter a sua autodeclaração verificada por um grupo de pessoas que compõem a “comissão de heteroidentificação do IFRS”. Isso tudo antes da matrícula.

Como ocorre: Na inscrição do Processo Seletivo pelo sistema eletrônico, o candidato deverá ter preenchido o formulário com a autodeclaração e a autorização de imagem. Com a publicação das chamadas de heteroidentificação, os candidatos convocados deverão comparecer ao local, no dia e horário determinado na chamada. Lá, será solicitado o documento de identificação atualizado com foto. A comissão de heteroidentificação utilizará, exclusivamente, o critério fenótipo (ou seja, características físicas observáveis) para conferir a condição declarada (conforme a Portaria nº 04/2018 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e a Instrução Normativa nº 01/2021 do IFRS).

A autodeclaração poderá ser aceita (deferida) ou não (indeferida). Caso seja indeferida, haverá um período para os candidatos apresentarem recurso. É importante acompanhar as datas importantes (cronograma).

Vale lembrar também que mesmo que a Comissão de Heteroidentificação concorde com a autodeclaração racial, os candidatos precisam seguir os demais procedimentos constantes nos editais para efetivar a matrícula.

Acompanhe o site: ingresso.ifrs.edu.br/2024