Prazo de inscrições no Processo Seletivo para ingresso de estudantes indígenas encerra dia 22 de janeiro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) recebe, até o dia 22 de janeiro, as inscrições para o Processo Seletivo especial de ingresso de estudantes indígenas em cursos técnicos e superiores de graduação. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site de ingresso.

São 336 vagas em cursos gratuitos, para ingresso no primeiro semestre de 2024 em todos os 17 campi do IFRS: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (POA), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

Podem participar estudantes indígenas oriundos de escolas públicas ou privadas. São ofertadas duas vagas extras em cada um dos cursos disponíveis no Processo Seletivo regular.

📌 Sobre a seleção:

A seleção se dará por meio de uma redação para os candidatos aos cursos superiores de graduação e por sorteio para os candidatos dos cursos de nível técnico. A prova de redação ocorrerá presencialmente no dia 30 de janeiro de 2024, às 10h. O sorteio será no mesmo dia, às 14h.

Informações completas no edital e anexos, disponíveis no site de ingresso.

📌 Datas importantes:

• 08/01 – Publicação do Edital
  • 08 a 22/01 – Período de inscrições
  • Até 22/01 – Solicitação de Condição Especial para a realização da prova de redação
  • 23/01 – Divulgação da Lista dos candidatos homologados
  • 23/01 – Divulgação da Lista de Convocação para a Prova Prática de Instrumento Musical
  • 24/01 – Realização da Prova Prática de Instrumento Musical
  • 26/01 – Publicação do Resultado da Prova Prática de Instrumento Musical
  • 30/01 – Realização da Prova de Redação
  • 30/01 – Realização do Sorteio Público
  • 08/02 – Publicação do Resultado da Prova de Redação e do Sorteio
  • 09 a 14/02 – Envio dos documentos para a Chamada Pública. Todos os candidatos (aprovados e suplentes) deverão encaminhar a documentação pelo Sistema de Matrícula
  • Até 27/02 – Publicação do Resultado Final das matrículas na Chamada Pública

📸Na imagem desta notícia está o aluno do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Viamão do IFRS, Cláudio Gimenes da Silva, cacique da Terra Indígena do Cantagalo (Viamão). O estudante, que concluiu o curso Técnico em Cooperativismo do Campus Viamão do IFRS em dezembro de 2018, foi o primeiro aluno indígena do campus a receber um certificado e também o primeiro indígena matriculado em um curso de graduação na unidade.