Política Institucional para os Cursos de Ensino Médio Integrado do IFRS

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) passa a contar com uma Política Institucional para os Cursos de Ensino Médio Integrado. O documento define bases comuns em relação aos princípios e a questões didático-pedagógicas e estruturais dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio oferecidos pela instituição. O texto deriva das Diretrizes Indutoras para a Oferta de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio elaborada pelo Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), incluindo especificidades do IFRS.

“A partir da política, nossa expectativa é consolidar um modelo de Ensino Médio integrado no IFRS, fortalecendo a concepção de formação humana e integral. Entendemos que, assim, estamos nos alinhando à identidade institucional que a rede federal adquiriu em nível nacional na última década e, ao mesmo tempo, superando obstáculos que enfrentamos enquanto instituição multicampi, para que em todas as nossas unidades tenhamos um EMI cimentado em bases comuns”, destaca o pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini.

As discussões que deram origem ao documento tiveram início no ano de 2016, em nível nacional, explica Lucas. “Surgiram como uma reação à reforma do Ensino Médio e a mudanças na base nacional curricular comum, no sentido de reafirmar o modelo de ensino médio integrado dos Institutos Federais.” Desde lá, ocorreram seminários sobre Ensino Médio integrado e eventos formativos reunindo instituições de todo país, culimando nas Diretrizes Indutoras para a Oferta de Cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio. Cada instituição, então, criou grupos de trabalho internos para traçar a sua política, espelhada nessas diretrizes.

Política Institucional para os Cursos de Ensino Médio Integrado do IFRS foi aprovada no Conselho Superior (Consup) na reunião realizada no dia 25 de junho de 2019.