Pesquisadores do IFRS entram em ranking de referência em produtividade científica pelo quarto ano

O IFRS tem 36 pesquisadores compondo o AD Scientific Index 2024, um ranking internacional de produção científica. Figuram na lista pesquisadores considerados referência no mundo, a partir da produtividade registrada nos últimos seis anos.

Pelo quarto ano consecutivo, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) tem servidores compondo o AD Scientific Index, ranking internacional de produção científica. São 36 pesquisadores da instituição na lista de pesquisadores considerados referência no mundo, a partir da produtividade registrada nos últimos seis anos. Na pesquisa realizada em 2022, eram 29 servidores do IFRS no ranking. A divulgação dos resultados ocorreu neste mês de outubro.

O ranking é baseado no desempenho científico e no valor agregado de produtividade de cientistas que são referência para outras pesquisas. As pesquisas dos servidores do IFRS são nas mais variadas áreas do conhecimento, entre elas: ciências naturais/ciências biológicas, metalurgia, agricultura, engenharias, química, informática e energias renováveis.

Os pesquisadores do Instituto que constam do ranking são: Alexandre Luis GasparinAlfredo CostaAdriano Braga BarretoAna Lúcia Anversa SegattoAnderson Luis NunesArlan Pacheco FigueiredoCléber Rodrigo De Lima LessaCibele Schwanke (em memória), Daiane RomanziniDaiane Scopel BoffDiomar DecontoEvandro Manara MiletoFabiano Dornelles RamosFelipe SampaioGiandra Volpato, Greice Da Silva Lorenzzetti AndreisIvan Jorge GabeJean da RoltJosé Maurício Schumacher da SilvaJúlia Marques Carvalho Da SilvaJuliano Cantarelli TonioloJúlio Xandro HeckKátia ArcaroLia Beraldo Da Silveira BalestrinLizandra EstabelPaula Patrícia GanzerMarília Bonzanini BossleMarcos Paulo LudwigMichelle Camara PizzatoRafael Pereira EstevesRoben Castagna LunardiRodrigo Barbosa Pinto,  Vanessa Franco de CarvalhoVicente ZattiVicente Cabrera Calheiros,  Wagner Luiz Priamo.

Este foi o quarto ano consecutivo que pesquisadores do IFRS entram na lista. Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eduardo Girotto, esse resultado é fruto do empenho e comprometimento dos servidores do instituto em suas ações de pesquisa. Além disso, indica que os pesquisadores da instituição atuam para o atendimento das demandas da sociedade e produzem conhecimento de alto impacto, capaz de transformar de forma positiva os territórios de atuação do IFRS.

Sobre o “Índice Científico AD”

Para compor o ranking, são usados os valores totais e dos últimos cinco anos de índices que consideram a quantidade de citações dos trabalhos publicados pelos pesquisadores, a partir do ranking Google Scholar. De acordo com os organizadores do Índice, o número de produções científicas usadas como referência para outros autores mostra o valor e a extensão dessas produções para a literatura científica.

O AD Scientific Index usa nove parâmetros e mostra a classificação de cientistas individuais em 12 áreas de conhecimento, 256 ramos, mais de 22,3 mil instituições de emprego, 218 países, 10 regiões (África, Ásia, Europa, América do Norte, América Latina, Oceania, Arab Leageu, EECA, BRICS e COMESA).

Para mais informações acesse a página da AD Scientific