Pedidos de inscrição gratuita no Processo Seletivo de estudantes do IFRS podem ser feitos de 17 a 25 de abril

Está começando nesta segunda-feira, 17 de abril de 2023, o período para solicitar a inscrição gratuita no Processo Seletivo de estudantes 2023/02 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Os cursos do IFRS são gratuitos, mas para participar da seleção de estudantes é cobrada uma taxa.

Aqueles com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa podem pedir a inscrição gratuita (isenção da taxa de inscrição). Ou seja, se a renda da família dividida pelo número de pessoas que moram juntas for menor ou igual a R$ 1.953,00 por pessoa, esse candidato pode solicitar a inscrição gratuita. É necessário fazer o cálculo usando o valor do salário antes dos descontos de impostos ou outros descontos que possam ser feitos (a renda bruta).

O período para solicitar a inscrição gratuita vai de 17 a 25 de abril de 2023.

📝 Conheça os cursos oferecidos pelo IFRS – Campus VIamão
📝 Para começar a estudar no IFRS em 2023/02

No Processo Seletivo de estudantes 2023/02 do IFRS, ou seja, para começar a estudar no IFRS no segundo semestre deste ano, há vagas para cursos técnicos e superiores em nove campi do IFRS: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Vacaria e Viamão. A seleção de estudantes será pela realização de uma prova ou pelo uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou ainda por sorteio entre os inscritos, variando de acordo com o curso. A lista de cursos, com a forma de seleção de cada um, está publicada no site ingresso.ifrs.edu.br.

📝 Valores da taxa de inscrição do Processo Seletivo de estudantes 2023/1:

Para os candidatos que farão a seleção por sorteio ou nota do Enem, a inscrição custará R$ 20,00. Para os inscritos que realizarem a prova própria do IFRS, a taxa de inscrição será de R$ 50,00 no caso dos cursos técnicos ou R$ 70,00 nos superiores de graduação.

Para os cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), não haverá cobrança de taxa, por isso, não é necessário enviar o pedido de inscrição gratuita.

📝 Como solicitar inscrição gratuita

Os detalhes sobre como solicitar a inscrição gratuita estão explicados em um documento, o Edital nº 03/2023, que está disponível no site ingresso.ifrs.edu.br. É importante ler com atenção todo o documento. Nele também é informado qual será a forma de seleção de cada curso.

Após a leitura do edital, o candidato deverá:

• Imprimir e preencher o Questionário Socioeconômico que está publicado junto com o edital (é o anexo II).
  • É preciso assinar o questionário preenchido. Caso o candidato tenha menos de 18 anos de idade, é preciso também a assinatura do responsável legal.
  • Agora, é necessário tirar uma foto ou digitalizar o questionário preenchido e assinado.
  • Depois, é necessário tirar uma foto ou digitalizar um documento que tenha o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato – pode ser a carteira de identidade, o próprio CPF ou a carteira de motorista, se o candidato tiver. O documento não pode ser o dos pais.
  • É necessário enviar o questionário e a cópia do documento por e-mail para o campus de interesse. O e-mail está no edital.
  • O assunto do e-mail deverá ser preenchido da seguinte forma: “Nome do Candidato – número do CPF do candidato: Solicitação de Isenção PS 2023/2”. Exemplo: “Ana Maria Silva – 99x.000.7×7.-05: Solicitação de Isenção PS 2023/2”

📌 Se o candidato não tiver acesso à internet ou tiver dúvidas sobre como encaminhar o pedido para a inscrição gratuita, pode ir presencialmente até o campus para o qual pretende concorrer à vaga. Lá são disponibilizados computadores para fazer a solicitação e alguém poderá auxiliar. É importante levar um documento que tenha o número do CPF. Confira os endereços e horários de atendimento dos campi no Edital nº 03/2023.

📌Importante

É de responsabilidade do candidato conferir se o pedido de inscrição gratuita foi aceito (deferido), conforme a lista que será divulgada na página ingresso.ifrs.edu.br no dia 27 de abril de 2023.

⚠️ Mas atenção: Mesmo que a solicitação seja aceita, será necessário fazer a inscrição no processo seletivo, pelo site de ingresso, entre os dias 27 de abril e 08 de maio de 2023. Após finalizar a inscrição, será gerado o comprovante de isento (para aqueles que não precisarão pagar a taxa) ou então um boleto bancário (para quem não teve o pedido de gratuidade aceito e precisará pagar).

▶️ Leia e esteja atento aos editais e ao site ingresso.ifrs.edu.br.

📌Confira as principais datas do Processo Seletivo:
  • Publicação do edital com informações sobre como pedir inscrição gratuita (isenção da taxa) – 17 de abril de 2023
  • Envio dos pedidos de inscrição gratuita – 17 a 25 de abril de 2023
  • Publicação do edital com informações detalhadas sobre a seleção de estudantes – 27 de abril de 2023
  • Período de inscrições para a seleção – 27 de abril a 08 de maio de 2023
  • Prova para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 04 de junho de 2023
  • Sorteio público para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 07 de junho de 2023