Início do conteúdo

Oficina de História e Memória Negra – 120 anos ASP – Memória, Arquivo e Documento


O Campus Viamão do IFRS divulga para os estudantes e comunidade externa a participarem do Encontro Memória, Arquivo e Documento. A atividade aberta faz parte de uma série de encontros da Oficina de História e Memória Negra: 120 anos da ASP do Campus Viamão.

O encontro ocorrerá virtualmente no dia 25/06, à partir das 9h, pelo Google Meet.
Link da Videochamada:

O Objetivo da oficina é desenvolver conhecimento a respeito da memória, da história e da historicidade dos clubes sociais negros, por meio de uma perspectiva relacional, focando na trajetória da Associação Satélite Prontidão.

Neste encontro, contaremos com a participação da historiadora Fernanda Oliveira (UFRGS), que possui pesquisa sobre os clubes sociais negros na fronteira Sul. A atividade será mediada pelo Doutorando da UNIRIO e historiador Gabriel Gonzaga.

foto.png

Fernanda Oliveira, historiadora e ativista social. Professora do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS, Membro do Grupo de Trabalho Emancipações e Pós-Abolição da Associação Nacional de História e da Rede de Historiadoras e Historiadores Negros, Co-Fundadadora do Grupo de Estudos Atinuké – Sobre o Pensamento de Mulheres Negras. Pesquisadora das experiências negras no pós-abolição na fronteira Brasil-Uruguai no pós-Abolição, com ênfase aos clubes negros.
Fim do conteúdo