Normas para publicação
Regras para Submissão:
1. Para submissão de trabalhos o autor principal deverá, primeiramente, se cadastrar no sistema (portal de eventos do IFRS: https://eventos.ifrs.edu.br/).
2. O preenchimento correto dos dados solicitados para a submissão de trabalho no formulário de inscrição é de inteira responsabilidade do(a) estudante autor(a) principal.
3. Depois de se cadastrar no sistema, o autor principal deverá realizar o seu login para submissão do(s) trabalho(s), respeitando o cronograma para submissão conforme regulamento. (https://eventos.ifrs.edu.br/index.php/moepexviamao/index/login)
4. Cada autor(a) (estudante) poderá inscrever-se como autor(a) principal em, no máximo dois trabalhos e, como coautor(a), em mais de um trabalho. O(a) autor(a) principal é responsável por apresentar o trabalho no dia definido da sessão de apresentação, podendo fazê-lo junto com os(as) coautores(as), quando existirem.
5. Poderão ser submetidos trabalhos com equipes formadas por até seis componentes (em que apenas um será considerado o autor principal), incluindo um orientador e, se houver, um coorientador.
5.1 No caso de submissão de projetos integradores ou outros casos, mediante justificativa, poderão ser aceitos submissões de trabalhos com mais de seis componentes.
6. No momento da submissão, o autor deverá enquadrar o trabalho em resumo simples, resumo expandido ou relato de experiência.
6.1 No momento da submissão, o autor deverá enquadrar o resumo em uma das seguintes áreas: Ensino, Pesquisa, Extensão, Indissociáveis ou Projeto Integrador.
6.2 Caso o trabalho tenha questões de propriedade intelectual que não podem ser tornadas públicas, o autor informará essa condição no sistema de inscrição.
7. Após a submissão dos trabalhos, os orientadores serão notificados via e-mail para a homologação dos trabalhos diretamente no Portal de Eventos do IFRS.
7.1 A homologação dos trabalhos deverá ser realizada pelos orientadores, que deverão se cadastrar como avaliadores no site do Sistema de Eventos do IFRS.
7.2 O tutorial de homologação para os orientadores está disponível no site XXXXXXXX.
8. A divulgação dos trabalhos aceitos será realizada pela comissão organizadora e divulgada de acordo com as datas do cronograma do evento.
9. Os autores que apresentarem os trabalhos receberão certificados de apresentação para cada trabalho apresentado.
9.1 Os autores apresentadores de trabalhos devidamente inscritos no evento na modalidade de ouvintes receberão também o certificado de participação, caso cumpram com o estabelecido no edital.
10. A inscrição implicará automaticamente a autorização do uso da imagem de todos os autores dos trabalhos por parte da organização do evento.
Normas para apresentação de trabalhos:
A apresentação dos trabalhos selecionados para a Mostra do Campus Viamão deverá seguir as orientações abaixo, de acordo com a modalidade de ensino:
1. A programação das apresentações, com a listagem de data, hora e local, será divulgada no site do evento, conforme previsto no cronograma.
1.1 Não serão aceitas solicitações de troca de dia ou de turno de apresentações.
2. Os trabalhos deverão ser apresentados exclusivamente por estudantes.
3. As apresentações dos trabalhos serão realizadas sob a forma de pôster.
3.1 Tendo em vista questões de sustentabilidade, o pôster deverá ser impresso em papel.
3.2 O pôster é de livre criação, respeitando as dimensões máximas de 100 centímetros de altura X 90 centímetros de largura. Não serão aceitos trabalhos em formato paisagem. Os autores serão responsáveis pela elaboração, formatação, impressão e fixação do pôster no espaço determinado pela Comissão Organizadora no dia do evento.
3.3 O pôster deverá seguir as orientações do template, disponível no Apêndice D.
4. Caso haja disponibilidade financeira, a coordenação do evento poderá arcar com o custo de impressão dos pôsteres de trabalhos submetidos por estudantes do Campus Viamão.
5. A apresentação do trabalho poderá ser acrescida de protótipo, produto, maquete, software, entre outros, desde que seja resultante do desenvolvimento do trabalho ou projeto. Na inscrição, haverá um local em que o estudante poderá marcar se há necessidade de uma mesa, a qual poderá ser disponibilizada de acordo com disponibilidade do Campus.
6. Será disponibilizado, no local de apresentação, um espaço para cada pôster (120 x 90 cm)
6.1 Se houver necessidade de móveis, adaptadores, conexão à internet, extensões, recursos multimídias dentre outros, é de responsabilidade dos autores do trabalho providenciá-los, junto à comissão organizadora da Mostra.
7. Os espaços para apresentação de trabalhos deverão ser organizados conforme determinação da Comissão Organizadora. O horário para organização do espaço de apresentação deverá ser rigorosamente cumprido pelos autores, o qual está divulgado no cronograma deste regulamento. Apresentadores que não cumprirem este cronograma estarão impedidos de apresentar o trabalho.
8. Durante o horário de apresentação dos trabalhos, será obrigatória a permanência de, pelo menos, um estudante no espaço, pois o trabalho poderá ser avaliado em qualquer momento da Mostra. Se o trabalho for apresentado por apenas um estudante e este necessitar se ausentar por algum momento, deverá deixar um recado escrito no seu espaço.
9. Os objetos e pertences que permanecerem no espaço são de responsabilidade dos autores.
10. Os apresentadores deverão programar uma apresentação oral de até sete minutos para os avaliadores e de até cinco minutos para o público em geral.
11. As apresentações deverão ocorrer conforme a programação divulgada no site do evento.