Campus Viamão
IX Mostra do IFRS Campus Viamão recebe inscrições para Portas Abertas, Mostra Cultural e oficinas até 30 de setembro
As inscrições para o Programa Portas Abertas, a Mostra Cultural e a oferta de Oficinas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) – Trilha “Ciência Delas” da IX Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS Campus Viamão encerram em 30 de setembro. Quem deseja participar como ouvinte pode se inscrever até 19 de outubro. O evento ocorre nos dias 27 e 28 de outubro de 2026.
Com o tema “Ciência Delas: o Protagonismo das Mulheres na Pesquisa, Ensino e Extensão no Território”, a IX Mostra é um espaço de divulgação e troca de conhecimentos entre estudantes, servidores, instituições parceiras e comunidade.
A programação terá sete eixos: Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão; Sessão de Pós-Graduação; Ciclo de Palestras “Ciência Delas”; Multifeira de Economia Solidária; Portas Abertas; Mostra Cultural; e Oficinas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) – Trilha “Ciência Delas”.
Programa Portas Abertas
O Programa Portas Abertas recebe manifestações de interesse de grupos até 30 de setembro. A ação busca aproximar o IFRS Campus Viamão da comunidade. O preenchimento do formulário não garante a participação, que depende da capacidade dos espaços, da disponibilidade das equipes e da organização da programação.
As orientações e o formulário estão na página do Programa Portas Abertas.
Mostra Cultural
Propostas para a Mostra Cultural podem ser enviadas até 30 de setembro. A atividade busca valorizar a diversidade cultural, a expressão artística, a criatividade e os conhecimentos produzidos por estudantes, servidores, instituições parceiras e comunidade.
O formulário está disponível na página da Mostra Cultural.
Oficinas de Ciência, Tecnologia e Inovação
O prazo para propor Oficinas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) – Trilha “Ciência Delas” também termina em 30 de setembro. As atividades buscam promover o protagonismo estudantil e feminino na produção e no compartilhamento de conhecimentos.
Entre as temáticas previstas estão pesquisa científica, Cultura Maker e STEAM, inteligência artificial e futuro digital, ciência, maternidade e permanência, empreendedorismo e economia solidária, educação financeira e autonomia feminina, economia circular e sustentabilidade. Cada oficina terá duração de até uma hora.
As orientações e o formulário estão na página de Oficinas.
Ouvintes
A inscrição como ouvinte é gratuita e pode ser feita até 19 de outubro. Nas atividades com limite de vagas, serão observados os critérios definidos pela Comissão Organizadora. As informações estão na página de inscrições.
Trabalhos e programação
A submissão de trabalhos e as inscrições para a Sessão de Pós-Graduação encerraram em 11 de setembro. O prazo de inscrição para a Multifeira de Economia Solidária terminou em 24 de setembro. A relação final dos trabalhos aceitos está prevista para 28 de setembro; a publicação não foi confirmada para esta atualização. As apresentações de trabalhos ocorrerão em formato de pôster e serão realizadas exclusivamente por estudantes.
Os dias, horários e locais das apresentações têm divulgação prevista até 9 de outubro, e a programação oficial, até 12 de outubro. Os trabalhos aprovados e apresentados poderão integrar os Anais da IX Mostra. Haverá certificação conforme a categoria e os critérios de participação.
O regulamento, o cronograma e as demais orientações estão disponíveis na página da IX Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão.
IX Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS Campus Viamão
Data: 27 e 28 de outubro de 2026
Portas Abertas, Mostra Cultural e oferta de oficinas: inscrições até 30 de setembro
Ouvintes: inscrições até 19 de outubro
Mais informações: página da IX Mostra