Instituto Federal recebe inscrições para curso gratuito de Metodologias alternativas para o ensino básico até 26 de julho

O Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está com inscrições abertas até o dia 26 de julho, no curso de Extensão “Metodologias alternativas para o ensino básico”. Podem se inscrever professores da rede municipal e estadual de ensino, com atuação em sala de aula. Com início previsto para o dia 5 de agosto, os encontros serão nas segundas-feiras, das 14h às 18h, em um total de 40 horas. Serão 20 vagas, e caso os inscritos ultrapassem esse número, será realizado um sorteio.

Segundo o ministrante do curso, professor Luciano Sant’ Ana Agne como resultados espera-se que os professores participantes construam propostas inovadores de ensino e aperfeiçoem suas práticas pedagógicas com a intenção de estimular uma maior aprendizagem em seus alunos.

As inscrições devem ser realizadas através do link: http://bit.ly/2KCPSNn

Cronograma:

• 05/08/2019 –  Apresentação do curso / Socialização de experiências dos cursistas com métodos alternativos
  • 12/08/2019 – O pensamento divergente / Criatividade e pensamento abdutivo
  • 19/08/2019 – O Educar pela Pesquisa: a) Fundamentos epistemológicos e reflexões sobre pesquisa como princípio pedagógico; b) Análise de experiências de ensino pela pesquisa e comparação com as atividades do cotidiano escolar; c) As etapas fundamentais da educação pela pesquisa.
  • 26/08/2019 – Vivência e experimentação: a) Fundamentos da experimentação como princípio educativo escolar; b) Análise de experiências de ensino por meio da experimentação e comparação com atividades do cotidiano escolar;
  • 02/09/2019 – Abordagem de problemas totais: a) Teoria da Complexidade e da Transdisciplinaridade; b) Análise de experiências com a abordagem de problemas totais e comparação com atividades do cotidiano escolar.
  • 09/09/2019 – Tecnologias: a) Tecnologias ancestrais; b) Tecnologias do cotidiano; c) Uso da computação; d) Análise de experiências com tecnologias e comparação com atividades do cotidiano escolar.
  • 16/09/2019 – Miniprojetos em métodos alternativos para o ensino básico
  • 23/09/2019 – Miniprojetos em métodos alternativos para o ensino básico