Instituto Federal (IFRS) recebe inscrições para oficinas gratuitas de ilustração e criação

Illustrationist workspace concept with copy space

De 26 de junho a 4 de julho, o Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está com as inscrições abertas para a oficina de Ilustração e criação, do projeto de Extensão Arte no Campus. São 25 vagas, das quais 15 são reservadas para alunos e servidores e 10 para a comunidade externa. A oficina, com a coordenação do professor Marcelo da Silva Calheiros e participação da bolsista Lavínea Monteiro, terá início no dia 4 de julho, e os encontros serão as quintas-feiras, das 14h às 18h. Os interessados devem ter disponibilidade e interesse em Arte e história da Arte.

As inscrições podem ser feitas via formulário: http://bit.ly/2YssYfb

Atividades da Oficina de Ilustração/criação:

• Desenho – lápis aquarela, pastel, 3D;
  • Pintura – stencil, acrílica, guache, nanquim, aguada, tecido, spray, marmorização;
  • Estamparia – Stencil, Block Print, Gravura, Monotipia;
  • Customização – Arte aplicada e a moda;
  • Encadernação – Fanzine, publicação independente, cordel;
  • RPG – construção de jogo a partir da história da arte.

Materiais:

• Pincéis variados;
  • Lápis: 2b e 6b, decor. e aquarelável;
  • Giz pastel (seco e oleoso);
  • Borracha;
  • Papéis diversos;
  • Tapa pó;
  • Panos para limpeza;
  • Pratos e potes para limpeza e armazenamento de Tinta;
  • EVA/radiografia.

Saiba mais sobre o projeto Arte no Campus

O projeto traz como proposta a realização de uma agenda de atividades artísticas e culturais no Campus Viamão, integrando servidores, discentes e comunidade externa. As atividades ocorrerão no formato de oficinas de ilustração/criação, palestras/debates teóricos sobre arte e apresentações/exposições artísticas, buscando suscitar questionamentos sociais e culturais locais e relacioná-los com o campo da arte. Utilizam-se linguagens das artes visuais, artes cênicas, música e dança, entre outras expressões, como instrumentos do processo de ensino e aprendizagem. Deste modo, busca-se aproximar discentes e comunidade externa das problemáticas e peculiaridades que envolvem a arte, bem como estabelecer abordagens críticas a partir de poéticas visuais.