Início do conteúdo

Boas práticas para trabalhadores de cooperativas de materiais recicláveis


Tem sido um desafio para catadores e recicladores manter as atividades de coleta seletiva com a pandemia da Covid-19. Os riscos de contrair o coronavírus para eles são ainda maiores, pois os resíduos coletados podem estar contaminados.

Nesse sentido, com o intuito de propor ações de enfrentamento à doença que visem resguardar a saúde desses trabalhadores, servidores do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) em parceria com a Cooperativa Viamonense de Catadores e Recicladores (Coovir), desenvolveram um projeto com o objetivo de elaborar um material gráfico com orientações de boas práticas para trabalhadores de cooperativas de materiais recicláveis diante da pandemia de Covid-19. Nesse contexto, e no âmbito da abordagem da Produção mais Limpa (P+L), boas práticas consistem em mudanças operacionais, de procedimentos e de gestão para reduzir riscos à saúde.

A primeira fase do projeto, aprovado no Edital IFRS nº 23/2020 de ações de extensão para enfrentamento a Covid-19, foi o de levantamento de informações em publicações de revistas científicas e em documentos técnicos do Ministério da Saúde, da Vigilância Sanitária e de outras instâncias de saúde e de saneamento ambiental. Aliado a esse levantamento, a equipe dialogou com a Coovir para adaptar boas práticas atendendo às demandas operacionais local/regional.

Após, as informações levantadas foram classificadas em boas práticas voltadas para: o afastamento de trabalhadores (em grupos de risco e que estão apresentando sintomas da doença), a higiene pessoal, a proteção de trabalhadores, a proteção no ambiente de trabalho e a quarentena de resíduos recicláveis. Por fim, foi elaborado material gráfico impresso e digital dessas boas práticas para trabalhadores de cooperativas de materiais recicláveis diante da pandemia de coronavírus (Covid-19).

O projeto está concluído, com a entrega do material gráfico impresso para a Cooperativa Viamonense de Catadores e Recicladores (COOVIR). No total foram propostas 28 boas práticas, apresentadas em 140 folders e quatro banners. Os banners apresentam as boas práticas sucintamente e, cada um, possui um QR Code que direciona para as boas práticas na íntegra, no site do campus.

 

Equipe executora do projeto no IFRS – Campus Viamão:

  • Coordenador: Robson Garcia da Silva
  • Colaboradores: Ariela Milbrath Cardoso, Beatriz Regina Pedrotti Fabião, Claudio Fioreze, Cláudio Henrique Kray, Oberti do Amaral Ruschel, Sérgio Roberto Kapron e Sílvia Regina Grando.

Parceiros Coovir: Laura Lemoyne (presidente), Fagner Antônio Jandrey – Membro da Comissão Nacional de Articulação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Carlos Rocha e Joaquim Reis.

 

 

 

 

Última atualização em 28/07/2020

Fim do conteúdo