Inscrições para “Oficina de História e Memória Negra: 120 anos da ASP” estão abertas até 12 de maio

Estão abertas até 12 de maio, as inscrições para a “Oficina de História e Memória Negra: 120 anos da ASP”. O objetivo da oficina é desenvolver conhecimento a respeito da memória, da história e da historicidade dos clubes sociais negros, por meio de uma perspectiva relacional, focando na trajetória da Associação Satélite Prontidão.

As oficinas ocorrerão em reuniões quinzenais, de modo híbrido, alternando encontros virtuais com atividades presenciais na Associação Satélite Prontidão. As oficinas terão um total de 12 encontros, sendo 6 encontros virtuais com a duração de 2 horas e 6 encontros presenciais com 3 horas. Além disso, os oficineiros deverão realizar um trabalho final que contabilizará 10 horas.

As inscrições podem ser feitas pelo formulário eletrônico https://bit.ly/oficinaASP e as vagas são limitadas (15 vagas) e destinadas preferencialmente para pessoas negras. Incentivamos inscrições de mulheres negras e pessoas negras não-binárias. Graduados e estudantes das áreas de História, Biblioteconomia, Museologia e Arquivologia terão preferência.

Os participantes receberão certificado de participação nas oficinas expedido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) como atividade de extensão com duração de 40 horas. Para ter direito ao certificado será necessário participar de 75% das atividades da oficina.

Os selecionados terão sua inscrição confirmada por e-mail:  [email protected], que será enviado pela equipe do Memorial da ASP.

Cronograma:

De 14/05 à 22/10/2022

Encontro 1 (presencial; 14/05) – Apresentação do programa de Oficinas de História e Memória Negra 120 anos da ASP // Filosofia da História em Maria Beatriz Nascimento (exibição do documentário Orí)

Encontro 2 (virtual; 28/05) – História, Memória e Historicidade Quilombola em Beatriz Nascimento

Encontro 3 (presencial; 11/06) – Memória e Clubes Sociais Negros

Encontro 4 (virtual; 25/06) – Memória, arquivo e documento

Encontro 5 (presencial; 09/07) – Memória cultural e autonomia 1: relatos orais de membros prontistas

Encontro 6 (virtual; 23/07) – Memória cultural e autonomia 2: o conceito de diáspora

Encontro 7 (presencial; 06/08) – Memória e acervo da Associação Satélite Prontidão

Encontro 8 (virtual; 20/08) – Memória cultural e autonomia 3: a questão do arquivo

Encontro 9 (virtual; 03/09) – Memória negra e Imagem

Encontro 10 (presencial; 17/09) – Atualidade da política clubista