Inscrições para o Processo Seletivo 2024/02 estão abertas até o dia 30 de abril

Estão abertas, até o dia 30 de abril de 2024, as inscrições para o Processo Seletivo de estudantes 2024/02 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). São opções nos campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Vacaria e Viamão. E cursos para quem já terminou o ensino médio – técnicos subsequentes e graduações – e para quem quer a formação do ensino médio junto com curso técnico por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para o Campus Viamão, são disponibilizadas 36 vagas para o curso Técnico Subsequente em Administração (noturno).

Os documentos com informações e orientações (editais), a lista de cursos e o cronograma com as datas importantes podem ser conferidos no site ingresso.ifrs.edu.br.

Como se inscrever

As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico. O link está disponível na capa do site de ingresso.

O candidato precisa ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Identidade (Registro Geral –  RG). É necessário também estar cadastrado no gov.br, portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos.

Os cursos do IFRS são gratuitos, mas para participar do Processo Seletivo de estudantes é cobrada uma taxa, que vai de R$ 20,00 a R$ 70,00 conforme o curso e a forma de seleção. O curso técnico na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) não possui taxa de inscrição.

Candidatos que não possuem acesso à internet podem se dirigir pessoalmente ao Campus Viamão (Rodovia Tapir Rocha, 7.000), na Coordenadoria de Registros Acadêmicos, no Salão de Ensino, segundo andar, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h e das 14h às 20h.

Atenção: Os candidatos que solicitaram a gratuidade (isenção) da taxa de inscrição também precisam realizar a inscrição no sistema eletrônico. Para os isentos da taxa, ao término da inscrição no Processo Seletivo, será gerado o comprovante de inscrição de isento, que substitui o boleto bancário. Para os demais, será emitido um boleto, que deve ser pago até o dia 02 de maio de 2024.

📌 Principais datas do Processo Seletivo de estudantes 2024/02:
  • Envio dos pedidos de inscrição gratuita – 08 a 15 de abril
  • Publicação do edital detalhado sobre a seleção de estudantes – 17 de abril
  • Período de inscrições para a seleção – 17 a 30 de abril
  • Último dia para pagamento da taxa de inscrição – 02 de maio
  • Sorteio público para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 14 de maio
  • Prova para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 02 de junho

✏️ IMPORTANTE: Acesse com frequência o site de ingresso para navegar pelas informações e acompanhar as novas publicações.