IFRS viaja com sua maior delegação para os Jogos Regionais em Blumenau

São 105 estudantes, acompanhados por 14 servidores. Eles vão participar de todas as modalidades: futsal , vôlei, vôlei de praia, atletismo (todas as provas), xadrez, tênis de mesa, handebol e basquete, com equipes femininas e masculinas

Estudantes e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) estão viajando rumo a Blumenau/SC para participar da edição 2023 dos Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIFSul), que ocorrem de 29 de agosto a 1º de setembro. Essa é a maior delegação do IFRS que vai para a competição regional. São três ônibus com 105 estudantes, sob a responsabilidade de 14 servidores. Eles vão participar de todas as modalidades: futsal , vôlei, vôlei de praia, atletismo (todas as provas), xadrez, tênis de mesa, handebol e basquete, com equipes femininas e masculinas.

Os estudantes já vinham se preparando desde a etapa interna dos Jogos do IFRS, que ocorreram em junho, nos campi Bento Gonçalves e Sertão, e, após, foram realizados treinamentos on-line e presenciais intercampi, semanais nos campi de origem, visando fortalecer as equipes. Também foram realizadas conversas com estudantes e servidores no sentido de reforçar a importância dos valores educativos e cidadãos dos Jogos, buscando o respeito ao outro e a socialização de experiências.

Os JIFSul oportunizam que os estudantes conheçam as demais realidades do sul do país, integrem-se com os estudantes do próprio IFRS, pois as equipes devem, por combinação dos professores, mesclar alunos de diferentes campi. Se classificados, participam dos Jogos Nacionais, em Fortaleza/CE, em outubro.

Organização

Os Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIFSul) 2023 são organizados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) em colaboração com os demais Institutos Federais da Região Sul: Farroupilha (IFFar), do Rio Grande do Sul (IFRS), Sul-rio-grandense (IFSul), de Santa Catarina (IFSC) e do Paraná (IFPR). Os recursos financeiros para participação do IFRS nos Jogos dos Institutos Federais da Região Sul  foram disponibilizados pela Pró-reitoria de Extensão (Proex).