Início do conteúdo

IFRS vai ter eleições para reitor e diretores-gerais de campus


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) terá consulta eleitoral para a escolha de reitor e diretores-gerais de todos os seus campi neste ano de 2023. O processo, que ocorre a cada quatro anos, foi iniciado na reunião do Conselho Superior (Consup) do dia 03 de agosto.

O Consup definiu também que as eleições ocorrerão em dois turnos e constituiu uma comissão que vai trabalhar na elaboração do edital com as normas para que cada unidade do IFRS tenha uma comissão eleitoral, com a função de coordenar o processo localmente. Será formada ainda uma Comissão Central, com representantes das comissões locais.

Sobre a comissão de elaboração do edital para constituir as comissões eleitorais de campus

Integram a comissão de elaboração do edital sete membros do Consup, representantes de docentes, técnicos e estudantes (confira na Resolução nº 31/2023 do Consup). Essa comissão tem o prazo de 15 dias para publicar o edital com as normas e prazos para a constituição das comissões eleitorais.

O processo eleitoral deve ter duração de até 90 dias, a contar de 03 de agosto de 2023. O período é definido no Decreto 6986/2009, que disciplina o processo de escolha de dirigentes nos IFs.

Sobre os candidatos

Poderão candidatar-se ao cargo de reitor e ao cargo de diretor-geral de campus os servidores que preencherem os requisitos previstos na Lei nº 11.892, de 2008arts. 12, § 1º, 13, § 1º.

Sobre os eleitores

Estudantes regularmente matriculados e servidores efetivos são considerados aptos a votar. O voto não é obrigatório e é secreto.

Sobre as informações das eleições

Acompanhe a página no site do IFRS das Eleições 2023.

Fim do conteúdo