IFRS publica orientações para pedidos de gratuidade na taxa de inscrição do Processo Seletivo de estudantes 2019/2

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) publicou documento com orientações para pedidos de gratuidade na taxa de inscrição do Processo Seletivo de estudantes 2019/2. Neste processo seletivo, serão ofertadas vagas para cursos técnicos (concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos – EJA) e superiores em nove campi do IFRS: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante e Viamão.

Todos os cursos do Instituto são gratuitos e para ingressar é preciso participar de um Processo Seletivo. O Processo Seletivo tem uma taxa de inscrição, que custa R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cursos de graduação. As pessoas que comprovarem carência socioeconômica, mediante o atendimento a critérios estabelecidos, podem pedir gratuidade (isenção no pagamento) da taxa de inscrição. Todas as informações constam do documento Edital nº 12/2019. A exceção é a seleção para ingresso em cursos Educação de Jovens e Adultos (EJA), que não tem taxa de inscrição.

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição vai de 5 a 16 de abril de 2019. É necessário preencher o formulário disponível no edital, reunir a documentação exigida e entregar no campus pretendido. Os campi oferecem computador com acesso à internet aos candidatos que necessitem. O resultado da solicitação será divulgado no  Portal de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br) no dia 17 de abril.

A concessão de isenção da taxa não garante a inscrição no processo seletivo. O beneficiado deverá acessar o Portal de Ingresso e realizar a inscrição a partir de 18 de abril de 2019.

Saiba mais

As inscrições para o Processo Seletivo começam no dia 18 de abril e vão até 8 de maio de 2019, pelo Portal de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br). Quem não tiver acesso a computador pode dirigir-se até o campus pretendido e realizar a inscrição em terminais disponíveis. Os endereços dos campi podem ser conferidos no Portal de Ingresso. As provas serão aplicadas em 2 de junho de  2019.

É importante saber:

Para os cursos técnicos subsequentes ou de graduação, é preciso ser aprovado no processo seletivo. O candidato deve fazer a inscrição no período determinado (18/4 a 8/5/2019), por meio do Site do Processo Seletivo do IFRS, e optar por:

I – utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para classificação;

II – realizar uma prova;

III – concorrer nas duas modalidades: prova e nota do Enem.

Para participar da seleção de ingresso em cursos de Educação de Jovens e Adultos – EJA não será cobrada taxa de inscrição e não será necessário fazer prova, mas será necessário realizar a inscrição e haverá uma palestra que o candidato deverá assistir e uma documentação para ser entregue. Será publicado um edital específico para os cursos EJA no site do Processo Seletivo. Aguarde!

Informações, orientações e datas de cada processo de seleção são publicadas em um documento chamado de edital, o qual ficará disponível no site do Processo SeletivoOs candidatos precisam ler o edital com atenção.

Datas importantes do Processo Seletivo 2019/2

04/04/19 Publicação do Edital de Isenção da Taxa de Inscrição
05 a 16/04/19 Período de Solicitação de Isenção
16/04/19 Publicação dos Editais do Processo Seletivo
17/04/19 Resultado das Isenções
18/04 a 08/05/19 Período de Inscrições
09/05/19 Limite para pagamento da taxa de inscrição no sistema bancário
17/05/19 Divulgação dos candidatos homologados
27/05/19 Divulgação dos locais de prova
02/06/19 Prova

Dúvidas: [email protected]

Todas as informações e orientações podem ser acompanhadas pelo site ingresso.ifrs.edu.br.