IFRS escolhe dirigentes neste dia 2 de outubro

Estudantes e servidores votam para reitor e diretor(a)-geral de campus do IFRS nesta quarta-feira, dia 2 de outubro de 2019, nos 17 campi e na Reitoria.

Quem pode votar

Estudantes regularmente matriculados e servidores podem votar nos(as) candidatos(as) que consideram o(a) melhor para o futuro da instituição. O servidor que acumular funções de técnico-administrativo e docente pode votar apenas com base no vínculo mais recente. Já o servidor que for discente votará apenas uma vez como servidor.

No dia da votação

As votações ocorrem das 9h às 21h. No Campus Viamão, elas serão realizadas na sala 2, localizada no 3º andar da sede.

O eleitor deve comparecer para votar com documento de identificação com foto (regra válida para estudantes e servidores).

No dia da eleição, serão permitidas apenas manifestações individuais e silenciosas. É vedada a prática de “boca-de-urna”, bem como distribuir qualquer material de campanha no âmbito do IFRS.

O eleitor somente poderá votar na urna disponibilizada na seção eleitoral pertinente localizada em sua zona eleitoral (campus ou Reitoria no qual está lotado ou com o qual tem vínculo), não sendo aceito o voto em trânsito.

Sobre o voto

O voto é secreto e nominal. Apesar de não ser obrigatório, é uma oportunidade de contribuir para o futuro da instituição. A contagem do resultado dá pesos iguais para os votos de cada um dos três segmentos: 1/3 para a manifestação dos professores, 1/3 para a dos técnico-administrativos e 1/3 para a manifestação dos alunos.

Mesmo nas unidades em que há apenas um candidato, é importante que a comunidade acadêmica participe da votação, para legitimar, junto ao Ministério da Educação (MEC) e a toda a comunidade, a escolha dos representantes eleitos democraticamente.

O regramento completo da eleição, você encontra aqui.

Sobre os resultados do processo eleitoral

O Resultado Preliminar será divulgado nos sites até as 18h do dia 3 de outubro de 2019. Nas unidades em que há mais de dois candidatos, caso os votos do primeiro colocado não seja superior à soma dos votos dos demais candidatos, haverá segundo turno de votação, no dia 23 de outubro – melhor detalhamento pode ser conferido no Regulamento eleitoral.