IFRS é contemplado com 65 bolsas de iniciação científica e tecnológica da Fapergs

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foi contemplado com 65 bolsas no Programa Institucional de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica e Inovação (Probic/Probiti) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs).

A obtenção das bolsas se deu através de um processo de seleção, na qual o IFRS encaminhou uma proposta e os documentos exigidos no edital da Fapergs. Também era necessário dispor de instalações próprias para a pesquisa científica; ter pesquisadores doutores com atuação em pesquisa; disponibilizar as condições necessárias para implementação, gerenciamento, acompanhamento e avaliação do Programa; dentre outros requisitos, todos cumpridos pela instituição.

Em anos anteriores, o IFRS também foi contemplado, com um número crescente de bolsas: foram 52 em 2020; 56 em 2021; e 61 em 2022. Conforme o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eduardo Girotto, a obtenção dessas bolsas representa a possibilidade de atendimento de novas demandas da sociedade por meio de projeto de pesquisa e de mais oportunidades de  formação científica e tecnológica para os estudantes do IFRS que serão bolsistas. “Além disso, esse incremento no número de cotas de bolsas recebidas da Fapergs representa o reconhecimento às políticas desenvolvidas na instituição, de fomento para pesquisa e inovação”, avalia.

Sobre as bolsas

As bolsas, destinadas a estudantes de graduação do IFRS, somam o valor anual de R$ 546 mil e têm por finalidade despertar o interesse por pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação e complementar a formação acadêmica.

Os projetos contemplados com bolsas Probiti e Probic da Fapergs foram selecionados nos Editais Proppi nº 11 e  12/2023, respectivamente. O Edital Proppi nº 15/2023, que está com período de submissão aberto até o dia 13 de julho, disponibiliza ainda quatro cotas de bolsa Probic remanescentes do edital 12/2023.

Os estudantes a serem contemplados com bolsas serão selecionados e indicados pelos pesquisadores com propostas aprovadas nos editais Proppi citados. Eles vão receber R$ 700,00 mensais pelo período de vigência da bolsa, de 1º de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024.