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[IFRS Contribui] Três aplicativos para aumentar suas vendas


(Conteúdo criado por IFRS Contribui)

Com as restrições impostas pela necessidade do isolamento social para enfrentamento da pandemia da Covid-19, vender por meios digitais se tornou quase imprescindível. Pequenos negócios e autônomos foram pioneiros na utilização de aplicativos de mensagens instantâneas para se aproximar dos seus clientes. A possibilidade de responder prontamente – de forma direta e individualizada – traz maior flexibilidade e favorece uma proximidade maior com os consumidores, que grandes empresas não conseguem atingir.

Além desta vantagem, desde as primeiras medidas de isolamento, há um apelo social (incluindo campanhas) para que as pessoas busquem adquirir produtos de negócios locais. Mesmo para aqueles negócios que não possuíam experiência prévia com esse tipo de tecnologia, o cenário pode ser favorável para que se criem novos canais de vendas e contato com os clientes. E, para os que já utilizavam desses aplicativos populares para operar suas transações, há uma necessidade de serem encontrados por potenciais novos demandantes. Esse material busca incentivar a exploração de três possibilidades de utilização de aplicativos, amplamente utilizados pela população, para divulgação de produtos, para realização de vendas e veja como ser localizado por consumidores próximos. 

 

WhatsApp – o mais abrangente

O aplicativo com maior número de usuários no Brasil e no mundo é o WhatsApp. Assim, se você ainda não utiliza o WhatsApp para receber pedidos, fazer agendamentos, ou mesmo como canal de comunicação com seus clientes, essa é opção mais abrangente para você utilizar se quiser atingir um maior número de clientes. Além de poder negociar diretamente com o cliente, a interação direta proporciona um maior ajuste da sua oferta à necessidade específica daquele consumidor. Para além da utilização de uma conta comum para se comunicar com seu público, existe o WhatsApp Business. Essa versão, desenvolvida para pequenas empresas, permite a criação de catálogo de produtos e serviços e diversas ferramentas para interagir de forma automatizada e organizada para uma rápida resposta aos seus clientes. Abaixo, um link para um dos diversos tutoriais sobre como configurar o WhatsApp Business para a sua empresa. 

 

Facebook – divulgue e venda seus produtos

O segundo aplicativo com maior número de usuários é o Facebook. Se o seu negócio ainda não possui uma página no Facebook, faça uma agora mesmo. Uma das formas mais utilizadas para se encontrar produtos e serviços é através do mecanismo de busca dessa rede social. Além de divulgar o seu negócio, a página possui diversas funcionalidades que vai aumentar sua exposição e possibilitar novas formas de interação com seus seguidores. Outra ferramenta do Facebook para lhe ajudar a vender e também a ser localizado é o Marketplace. Você anuncia produtos e é encontrado por usuários da rede social que estão próximos a você, de acordo com o raio em quilômetros configurado pelo interessado. Criar um anúncio de produto é bastante simples, abaixo você encontra um link com o passo a passo. 

 

Telegram – seja localizado e divulgue seu negócio

O último aplicativo dessa matéria, é o Telegram. Ele não é tão utilizado como os demais, mas vem ganhando novos usuários a cada dia. O Telegram funciona basicamente como o WhatsApp com algumas funcionalidades diferenciadas. A seguir, disponibilizamos um link com algumas dicas de como tirar melhor proveito desse aplicativo. A maior vantagem, porém, em relação aos outros canais listados anteriormente, está na possibilidade de o seu negócio ser encontrado pelos usuários que estão mais próximos de você. Para isso, crie um usuário que descreva o seu negócio (por exemplo, Padaria Continental ou Farmácia da Cidade). Depois, siga para a primeira aba do aplicativo “Contatos”. Na parte superior, selecione a opção “Encontrar Pessoas Próximas”. Em seguida, clique em “Fica Visível” e permita que o seu perfil seja mostrado. Pronto, agora os usuários próximos ao seu negócio poderão encontrá-lo e entrar em contato.

 

Há diversas outras formas e ferramentas de divulgação, de vendas e de ser encontrado. As sugestões dessa matéria buscam oferecer alternativas simples, diretas e eficazes para realizar seus negócios nesse cenário de pandemia. Pesquise outras tecnologias que possam ser mais adequadas ao seu negócio e se tiver dúvida, entre em contato com o IFRS – Viamão Contribui através do nosso formulário de demandas, que buscaremos auxiliar dentro das nossas possibilidades.

 

Saiba mais sobre o IFRS Contribui
O IFRS Contribui tem como objetivo auxiliar autônomos, pequenos empreendedores, cooperativas e demais vocações sociais e produtivas locais de Viamão neste momento crítico, causado pela pandemia do COVID-19 (novo Coronavírus). São publicações com dicas, sugestões e melhores práticas relacionadas à área de gestão, elaboradas com o apoio técnico do Núcleo Integrado de Pesquisa em Administração (NIPA).

Saiba mais: ifrs.edu.br/viamao/ifrs-contribui

 

 

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