Início do conteúdo

Fórum Virtual do Atlas Socioambiental de Viamão ocorreu dia 3 de dezembro


No dia 3 de dezembro, ocorreu a primeira edição do Fórum Virtual do Atlas Socioambiental de Viamão (Asav), com o tema Conhecendo o patrimônio socioambiental de Viamão: o Atlas como instrumento de educação e cidadania ambiental. O destaque da programação foi para a conferência de abertura, intitulada Apresentação e uso do Atlas Socioambiental de Viamão, com o coordenador do processo de construção do atlas, professor e pesquisador Rualdo Menegat, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento, que contou com painéis, apresentações culturais e mostra fotográfica, teve a coordenação do Comitê Impulsor do Asav e a realização do Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e da UFRGS. A transmissão foi feita através da página oficial do Atlas no Facebook: www.facebook.com/atlasviamao.

Em 2019, o Comitê Impulsor do ASAV, após sucessivas reuniões de viabilização e organização, concluiu que o Atlas seria uma importante oportunidade para a valorização do ativo ambiental e a inclusão e visibilidade das sociobiodiversidades de Viamão. Assim como a promoção, resgate e divulgação do conhecimento científico e popular para todos viamonenses, em especial para as redes de ensino comunitária, municipal, estadual e federal.

O objetivo do fórum foi mobilizar educadores, pesquisadores, técnicos, estudantes, povos tradicionais, agricultores familiares, entidades e empreendedores de Viamão a debater sobre o tema. E com isso, sistematizar e preparar o Seminário Técnico Científico do Atlas Socioambiental de Viamão de 2021. A ideia é reunir trabalhos técnicos e científicos relacionados ao patrimônio natural e cultural de Viamão, sejam eles de pesquisa, extensão, ensino ou experiências práticas nas áreas correlatas ao Atlas, tais como: antropologia, geologia, geomorfologia, hidrologia, botânica, zoologia, climatologia, arqueologia, história, território, urbanismo, paisagens, patrimônio, economia, sociedade, cultura, impactos ambientais, unidades de conservação, saneamento, gestão, direito e educação e gestão ambiental.

Confira a Mostra fotográfica virtual do Atlas Socioambiental: 

Coordenação do evento: Comitê Impulsor do Atlas Socioambiental de Viamão

Realização: IFRS – Campus Viamão e UFRGS

Suporte técnico: Cooperativa Viamonense de Catadores e Recicladores (Coovir)/ Associação dos Recicladores de Viamão (ARV) e Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica de Viamão e Entorno (EcoViamão)

Fim do conteúdo