Estude no IFRS: Campus Viamão oferece vagas para cursos técnicos

O Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) irá ofertar vagas para começar a estudar no segundo semestre de 2023.

📍 Para acompanhar as novidades do processo de seleção acesse com frequência o site ingresso.ifrs.edu.br.

São 108 vagas em 3 cursos, todos gratuitos.

Confira:

Curso Campus Modalidade Formas de Ingresso Turnos Vagas
Técnico em Administração Viamão Subsequente ao Ensino Médio ENEM, Sorteio Noite 36
Técnico em Meio Ambiente Viamão Subsequente ao Ensino Médio ENEM, Sorteio Noite 36
Técnico em Serviços Públicos² Viamão Subsequente ao Ensino Médio ENEM, Sorteio Noite 36
Importante saber:

– Para estudar no IFRS é preciso passar por uma seleção (Processo Seletivo de estudantes), podendo ser por sorteio entre os inscritos ou pelo uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2018.

– Os cursos do IFRS são gratuitos, mas para participar da seleção é cobrada uma taxa. Os candidatos que necessitarem poderão pedir a inscrição gratuita (isenção da taxa) no período de 17 a 25 de abril de 2023.

– Haverá inscrições por acesso universal (qualquer pessoa pode se inscrever) e por cotas (reserva de vagas) para quem estudou em escola pública; pessoas com deficiência; pretos, pardos e indígenas; e para quem tem renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa.

– Os cursos do IFRS são presenciais.

Como participar e principais datas do Processo Seletivo 2023/02:

Os documentos com informações e detalhes sobre a seleção (editais) serão divulgados neste mês de abril. Até lá, saiba quais são as principais datas:

• Publicação do edital com informações sobre como pedir inscrição gratuita (isenção da taxa) – 17 de abril de 2023
  • Envio dos pedidos de inscrição gratuita – 17 a 25 de abril de 2023
  • Publicação do edital com informações detalhadas sobre a seleção de estudantes – 27 de abril de 2023
  • Período de inscrições para a seleção – 27 de abril a 08 de maio de 2023
  • Prova para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 04 de junho de 2023
  • Sorteio público para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 07 de junho de 2023