Início do conteúdo

Estudantes, servidores e comunidade podem participar da autoavaliação institucional do IFRS


Em breve, estudantes, servidores e comunidade externa poderão contribuir para melhorias no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). No dia 14 de novembro de 2022, inicia o período de autoavaliação institucional.
Até o dia 04 de dezembro de 2022, é possível dar suas opiniões, fazer sugestões e comentários. Durante esse prazo, estarão disponíveis on-line os instrumentos de avaliação. A participação deverá ser feita pelo site da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Participe!

A partir das respostas da Avaliação Institucional, são gerados documentos que permitem uma análise por unidade (campi e Reitoria) e a avaliação geral. O material fica disponível na internet para consulta dos servidores e alunos e todos os gestores terão acesso aos relatórios, que devem ser utilizados como base na tomada de decisões institucionais.

Sobre a Avaliação Institucional

É um processo de autoconhecimento institucional, que envolve toda a comunidade acadêmica. A avaliação auxilia a instituição a conhecer e se adequar às demandas das comunidades acadêmicas, permitindo a reflexão e a definição de ações. Esse processo é uma exigência legal instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e sua condução está a cargo da Comissão Própria de Avaliação (CPA), composta por representantes docentes, técnicos-administrativos, discentes e da sociedade civil organizada.

Algumas orientações que nos foram repassadas por nossa CPA Central, em relação a avaliação a ser realizada por discentes:
  • Serão avaliados somente componentes curriculares ministrados em 2022/2 para cursos semestrais.
  • Estudantes dos integrados (principalmente) que estão matriculados em muitas componentes curriculares devem responder todos, caso contrário, não valida como respondente. (Se deixar um componente sem responder não entra na estatística)
A avaliação pode ser respondida através do site da Comissão Própria de Avaliação, utilizando-se o nº de CPF.
Este sobretudo é um dos espaços possíveis para além de avaliação, dar sugestões, críticas, nesta tarefa coletiva de contribuir para melhoria contínua desta instituição da qual fazemos parte.
Vale salientar que as respostas destas questões são realizadas de forma completamente sigilosa. Em momento algum os dados dos respondentes são divulgados.
Colabore para a evolução de nosso IFRS!

 

Fim do conteúdo