Estudantes do Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente e de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Viamão realizam Visita Técnica ao Laboratório de Ecotoxicologia da UFRGS

Sob a supervisão do professor Claudio Fioreze, alunos da disciplina de Ecotoxicologia – um ramo da ciência que estuda a ação e os efeitos combinados de substâncias tóxicas sobre organismos na sua interface com os demais compartimentos ambientais: água, solo, ar, sedimentos – foram participar de uma aula diferente nesta última quarta feira, dia 31/5, das 19h às 21h30. Foram 25 alunos dos cursos Técnico Subsequente em Meio Ambiente (2º semestre) e o curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (5º semestre). A visita foi feita ao centro de ecologia, mais especificamente o Laboratório de Ecotoxicologia da UFRGS (Ecotox), coordenado pelo professor dr. Alexandre Arenzon. A relação da visita à ementa da(s) disciplina(s) se deu pela necessidade de aulas práticas na área de ecotoxicologia, especialmente sobre testes toxicológicos, técnicas de biomonitoramento e o campo da pesquisa básica ligada ao desenvolvimento de normas para realização de pesquisas e serviços de laboratório (ABNT, CONAMA, por exemplo), além de conhecimento da fronteira da tecnologia no campo da toxicologia ambiental. A importância técnico-pedagógica da visita se prende à necessária troca de experiências com instituições de educação e pesquisa de excelência, como é a UFRGS.