Estudantes do Curso Superior de Gestão Ambiental têm primeira aula prática no Laboratório de Ciências Ambientais

Um dos diferenciais dos cursos ofertados nos Institutos Federais é a realização de atividades práticas, estimulando a capacidade de pesquisa dos discentes com o objetivo  de contribuir para a sua formação acadêmico-profissional. Nesse sentido, estudantes do 3º semestre do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS), participaram, na noite de terça-feira, dia 12/07, da primeira aula prática no recém reformado Laboratório de Ciências Ambientais do Campus.

A aula, realizada pela professora Rosana Serpa, da disciplina de Microbiologia, foi uma introdução ao ambiente do laboratório, abordando conteúdos, como: noções de segurança e equipamentos de proteção individual e coletiva, conduta no laboratório, descarte de contaminantes biológicos e perfurocortantes, apresentação de vidrarias e de materiais de uso comum nesse ambiente e conhecimento e manuseio de equipamento de microscopia ótica.

Em breve serão  realizadas aulas práticas para a turma do 1º semestre do curso, nas disciplinas de Química Geral, pela professora Silvia Regina Grando,  de Fundamentos de Geologia e Solos, com o professor Claudio Henrique Kray, e, também, com a  turma do 5° semestre, na disciplina de Ecotoxicologia, pelo professor Claudio Fioreze.

O Laboratório de Ciências Ambientais do Campus Viamão visa atender todos os cursos da instituição que possuam atividades voltadas para o desenvolvimento de aulas práticas nesse ambiente. Além disso, o laboratório  objetiva atender atividades de projetos de  ensino, pesquisa e extensão do Campus.