Estudantes do curso de gestão ambiental realizam visita técnica na RVS Banhado dos pachecos

No dia 01 de abril de 2023, estudantes do curso superior de tecnologia em gestão ambiental do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS), participaram de uma visita técnica no Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos, localizado no município de Viamão. Os alunos, acompanhados pelos professores Adriano Andrejew Ferreira, Cibele Rossana Funck Donato e Robson Garcia da Silva,  participaram de uma roda de conserva com o gestor do Parque, o biólogo André Osório Rosa. Nesse momento, foi feita uma apresentação geral do Refúgio e depois os estudantes junto com os docentes percorreram a Trilha do Veado. Durante o percurso foram realizados pontos de coletas com GPS e levantamentos de indicadores biofísicos, de qualidade ambiental  e de dificuldade da trilha.

A atividade foi realizada de forma integrada  entre os componentes curriculares  de Ecoturismo, Tópicos Especiais em Gestão Ambiental e de Unidades de Conservação e Meio Ambiente, do 5º semestre do curso.

O Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos fica localizado vizinho à barragem de Águas Claras. Seus ecossistemas estão relacionados ao bioma Pampa. O Refúgio foi criado, principalmente, para proteger os últimos indivíduos do cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) sobreviventes em todo o Estado do Rio Grande do Sul.