Estudantes do curso de gestão ambiental e de meio ambiente do Campus Viamão realizam visita técnica na FLONA em São Francisco de Paula

Nos dias 27 e 28 de maio de 2023, estudantes do curso superior de tecnologia em gestão ambiental e do Técnico em Meio Ambiente Subsequente do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) participaram de uma visita técnica na Floresta Nacional de São Francisco de Paula (FLONA-SFP). Os alunos, acompanhados pelos professores Adriano Andrejew Ferreira, Belkis Roesler, Claudio Henrique Kray, Cibele Rossana Funck Donato, Rosana Serpa  e Robson Garcia da Silva, percorreram as principais trilhas da Unidade de Conservação: a Araucárias Centenárias, Mirante Pôr do Sol e a da Cachoeira Bolo de Noiva. Durante o percurso foram realizados levantamentos de indicadores biofísicos e de qualidade ambiental das trilhas. Os dados coletados serão utilizados para elaboração de uma cartilha que apresentará um diagnóstico ambiental das trilhas, bem como, servirá de guia para os futuros estudantes dos cursos.

A atividade, que é realizada anualmente, foi uma integração dos componentes de Ecoturismo, de Tópicos Especiais em Gestão Ambiental e Unidades de Conservação e Meio Ambiente do 5º semestre do curso de gestão ambiental,  e de Geoprocessamento do 2º semestre do curso de meio ambiente. A visita técnica também teve a participação de estudantes dos 1º e 3º semestre do curso de Gestão Ambiental, como forma de ambientá-los com os demais discentes, bem como prepará-los para as atividades de campo que realizarão ao longo do curso.

A FLONA-SFP está localizada no Campos de Cima da Serra, Nordeste do RS, município de São Francisco de Paula (RS) na RS 484, estrada não pavimentada, mas o trecho de 6 km permite o trânsito, mesmo com chuva.