Estudantes do Campus Viamão receberam 13 medalhas na 6ª edição dos Jogos do IFRS

Estudantes dos cursos Técnicos Integrados em Administração e em Meio Ambiente do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) receberam 13 medalhas na 6ª edição dos Jogos do IFRS, que ocorreu de 18 a 20 de outubro de 2019, no Campus Sertão. Participaram 550 estudantes de 16 campi do IFRS, atletas de até 19 anos, que disputaram futsal, voleibol de quadra e de areia, basquete, tênis de mesa, handebol, xadrez e atletismo, em categorias femininas e masculinas. Os professores de Educação Física do Campus Viamão, Jessica Frasson e Carlos Fabres Miranda acompanharam as turmas.

O aluno do primeiro ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, Jean Fagundes, venceu em três modalidades do atletismo (200 metros, 800 metros e 4X100). “Ter contato com outros campi, pessoas diferentes, saber de novas histórias e desbravar culturas diferentes foi umas das melhores experiências da minha vida. A emoção de ter pessoas gritando o nome da cidade do campus que você representa (Viamão), foi uma das melhores sensações. É incrível ter pessoas torcendo e acreditando em você. Tenho certeza que se não tivesse o apoio dos meus colegas, não teria conseguido conquistar os primeiros lugares. O esporte tem o poder de unir as pessoas”.

A aluna do segundo ano do curso Técnico em Meio Ambiente, Marina Garcia ficou em segundo lugar no lançamento de dardo. “Eu amei voltar a jogar com o nosso time e ouvir a nossa torcida novamente. Nem pude acreditar no resultado, pois estava competindo com garotas maiores que eu, com mais treinamento e força. Quero agradecer a todo o ensinamento dos professores Jessica e Carlos e dizer que o apoio deles foi a base de tudo. E agradecer meus colegas e amigos por ficarem ao meu lado nesses três dias”.

Jéssica definiu a participação dos estudantes nos Jogos do IFRS como: “emocionante”. “Participaram das modalidades esportivas com muita coragem e alegria, o espírito de equipe esteve presente a todo momento. Foi um espaço de socialização, de aprendizado e de muitos desafios. As experiências adquiridas nesses três dias nos ajudaram a crescer muito enquanto equipe. Voltamos com algumas medalhas, novas amizades e a certeza de que estamos no caminho certo”.

Confira as medalhas conquistadas pelos alunos do Campus Viamão:

Atletismo

• 200  metros masculino – 1º lugar – Jean Fagundes
  • 200  metros feminino – 3º lugar – Karyne Silva
  • 400 metros feminino – 3º lugar – Karyne Silva
  • 800 metros masculino – 1º lugar – Jean Fagundes / 2º lugar – Juan Pablo Soares
  • 4 x 100 metros feminino – 3º lugar – Annia dos Anjos, Elisa Souza, Franciele Nascimento e Karyne Silva
  • 4 x 100 metros masculino – 3º lugar – Bruno Lima, Jean Fagundes, Juan Pablo Soares e Theo Bragatti
  • 4 x 400m masculino – 2º lugar – Bruno Lima, Gustavo Motter, Luiz Henrique Colloritti e Rafael Fernandes
  • 4 x 400m feminino – 3º  lugar – Karoline  Duarte, Karyne Silva, Manuela Raythz e Zilá Senhorinho
  • Salto em altura masculino – 3º lugar –  Rafael Fernandes
  • Salto em altura feminino – 3º lugar – Karoline Duarte
  • Salto em distância masculino – 3º lugar – Juan Soares
  • Lançamento de dardo feminino – 2º lugar –  Marina Garcia

Sobre os Jogos

Os Jogos do IFRS são organizados pela Pró-reitoria de Extensão. Esta edição estava suspensa devido aos cortes no orçamento da instituição. No entanto, foi possível devido a um Termo de Execução Descentralizada (TED) da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. O recurso financeiro proveniente do órgão federal é específico para realização de evento esportivo.