Início do conteúdo

Estudante: o IFRS quer te conhecer melhor – participe do Diagnóstico Discente


O Campus Viamão do IFRS divulga a segunda edição do Diagnóstico Discente, uma pesquisa da Comissão Permanente de Acompanhamento de Ações de Permanência e Êxito – CIAAPE, que está coletando informações sobre questões socioeconômicas, de saúde, experiências educacionais, de socialização, projetos de vida e reflexos da pandemia até 30 de setembro de 2022. Questionários serão aplicados em todos os campi, com estudantes dos cursos superiores e subsequentes.

Em Viamão, as turmas serão encaminhadas para os laboratórios de informática entre os dias 28 de julho e 4 de agosto, para acessarem o formulário da pesquisa: https://forms.gle/scifdaAUqDxG83DX6

O conhecimento das características dos estudantes do IFRS ajuda a identificar fragilidades que prejudicam a permanência dos estudantes na escola e o sucesso com os estudos, servindo como subsídio para a elaboração do plano estratégico de permanência e êxito de cada campus.

Saiba mais

O Diagnóstico faz parte do Observatório de Permanência e Êxito, coordenado pela Pró-reitoria de Ensino. A necessidade de realização do levantamento é citada no capítulo de Assuntos Estudantis do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 como uma forma de identificar semelhanças e diferenças no perfil dos estudantes das diferentes unidades do IFRS e subsidiar a definição de indicadores para o Plano Estratégico de Permanência e Êxito do IFRS.

A primeira edição foi realizada no ano de 2019. O novo diagnóstico poderá avaliar questões impostas pela pandemia de Covid-19 e pela adoção, no IFRS, de atividades pedagógicas não presenciais e ensino remoto, que percorreu os anos de 2020 e 2021.

Fim do conteúdo