Edição 2020

IV Desafio Criativo do IFRS – Campus Viamão: Educação em tempos de pandemia

De 3 a 13 de novembro de 2020, irá ocorrer o IV Desafio Criativo do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS), com o tema: Educação em tempos de pandemia. O evento destina-se a estudantes do campus, e tem como foco promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. As inscrições de alunos e servidores-mentores devem ser feitas até o dia 26 de outubro.

IV Desafio Criativo será virtual, de livre adesão e realizado através de plataformas digitais de colaboração e comunicação. Os estudantes serão provocados a aplicar os conhecimentos adquiridos nos diversos componentes curriculares dos cursos, visando a resolução de um problema relacionado ao tema. Entre os objetivos principais está o exercício da interdisciplinaridade e da transversalidade. Além disso, o desenvolvimento do espírito empreendedor, colaborativo, criativo, pensamento crítico e científico, na busca de soluções inovadoras.

Serão disponibilizadas 35 vagas aos estudantes, que serão divididos em 5 equipes com até 7 participantes cada. Todas terão a orientação de servidores-mentores do IFRS. Ao final, as equipes deverão mostrar as soluções propostas em uma rodada de apresentações públicas, sob avaliação de uma banca examinadora.

A participação do estudante poderá valer nota em algumas APNPs, a critério do docente responsável. As melhores soluções serão convidadas a participar da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários e Sustentáveis de Viamão e Entorno (ITESS).

Alunos, servidores e comunidade podem contribuir produzindo um vídeo, de no máximo 3 minutos, expondo seu desafio relacionado à Educação em tempos de pandemia, e enviar através deste formulário.

Acesse o edital: ifrs.edu.br/viamao/desafiocriativo/editais

Inscrições de 7 a 26 de outubro:

Cronograma:

• Período de Inscrição – de 7/10/2020 a 26/10/2020