Início do conteúdo

Edição 2021

Inscrições encerradas!

De 5 a 7 de novembro de 2021, irá ocorrer o 5º Desafio Criativo do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS), com o tema: Acesso a serviços públicos e sustentabilidade. O evento é destinado a estudantes do campus, e tem como foco promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. As inscrições de alunos e servidores-mentores foram prorrogadas até 2 de novembro.

5º Desafio Criativo será virtual, de livre adesão e realizado através de plataformas digitais de colaboração e comunicação. Os estudantes serão provocados a aplicar os conhecimentos adquiridos nos diversos componentes curriculares dos cursos, visando a resolução de um problema relacionado aos temas do evento. Entre os objetivos principais estão o exercício da interdisciplinaridade e da transversalidade. Além disso, o desenvolvimento do espírito empreendedor, colaborativo, criativo, pensamento crítico e científico, na busca de soluções inovadoras.

Serão apresentadas aos estudantes “situações problema” coletadas junto à comunidade, relacionadas às áreas temáticas, que servirão como norteadoras aos estudantes. Os participantes poderão se dedicar a desafios diversos aos propostos, desde que dentro das temáticas de Acesso a serviços públicos e sustentabilidade.

Serão disponibilizadas 35 vagas aos estudantes, que serão divididos em 5 equipes com até 7 participantes cada. Todas terão a orientação de servidores-mentores do IFRS.

Cada equipe escolherá um nome e um líder e um vice-líder, que serão as pessoas de referência para a comissão organizadora do Desafio. Os participantes deverão acessar a plataforma escolhida para a realização do evento, disponível no link bit.ly/desafioviamao2021. Cada equipe definirá um desafio e deverá pesquisar e elaborar uma proposta de solução.

Ao final do evento, as equipes deverão apresentar as soluções propostas em uma rodada de apresentações públicas, sob avaliação de uma banca examinadora a ser definida pela comissão organizadora. Cada apresentação deverá durar, no máximo, cinco minutos.

As inscrições dos estudantes serão realizadas através do formulário bit.ly/desafioviamao2021_estudantes, de 23 a 31 de outubro de 2021, devendo o interessado responder à pergunta “Por que eu quero participar do 5° Desafio Criativo do IFRS – Campus Viamão: Acesso a serviços públicos e sustentabilidade?”.

As inscrições dos servidores que atuarão como mentores, orientando e acompanhando as equipes ao longo do evento, devem ser feitas por meio do formulário: bit.ly/desafioviamao2021_mentores.

Os estudantes que participarem até a etapa final do 5° Desafio Criativo receberão certificado de participação de 48h pelas atividades desenvolvidas. Os mentores e apoiadores que acompanharem as equipes também receberão certificado de participação no evento. Os certificados serão encaminhados diretamente ao e-mail informado pelo participante, no momento da inscrição.

A participação do alunos no 5° Desafio Criativo poderá ter contrapartida avaliativa em disciplinas ou componentes curriculares, a critério do docente responsável, disponível para consulta no link: bit.ly/desafioviamao2021_pontos.

As equipes que apresentarem soluções indicadas pela banca examinadora como maduras e aptas para um processo de pré-incubação serão convidadas a participar do programa de pré-incubação na Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários e Sustentáveis de Viamão e entorno (ITESS).

 

>> Acesse o edital

 

Inscrições:

 

Cronograma:

  • Período de inscrições – de 23/10 a 31/10/2021 – Prorrogadas até 2 de novembro
  • Divulgação dos estudantes selecionados – até 3/11/2021
  • Realização do evento – de 5/11 a 7/11/2021

 

 

Última atualização em 03/11/2021

Fim do conteúdo