[CURSO GRATUITO] Metodologias alternativas para o ensino de matemática na educação básica

O Campus Viamão divulga para os Professores(as) de matemática da rede municipal e estadual de ensino de municípios da região, as inscrições no CURSO DE EXTENSÃO: Metodologias alternativas para o ensino de matemática na educação básica.
As inscrições ocorrerão de 15 a 30 de setembro. Há 30 vagas disponíveis, havendo mais inscritos que o número de vagas será realizado sorteio. O requisito é que os Professores estejam atuando em sala de aula da rede pública.

Este curso de extensão tem como principais objetivos o estudo, a pesquisa e a construção de propostas inovadoras e alternativas para o ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. As propostas didáticas que serão construídas neste curso devem ser aplicadas nas respectivas aulas dos professores participantes do projeto. Desta maneira, ocorrerão 6 encontros para a realização de seminários, pesquisa em grupo, estudos de experiências bem sucedidas e elaboração de propostas didáticas inovadoras e, também, três semanas não-presenciais para a aplicação de mini projetos inovadores nas aulas dos cursistas. Como resultados, espera-se que os professores participantes do projeto construam propostas inovadores de ensino e aperfeiçoem suas práticas pedagógicas com a intenção de provocar maior aprendizagem em seus alunos.

Os encontros ocorrerão às quartas-feiras das 18h às 22h e ao final do curso, será ofertado certificado de formação continuada de 40 horas.

As inscrições serão feitas através de preenchimento da ficha de inscrição e envio para o e-mail luciano.agne@viamão.ifrs.edu.br

Cronograma:

• 05/10/2022 – Apresentação do curso; Socialização de experiências dos cursistas com métodos alternativos.
  • 19/10/2022 – O pensamento divergente; Criatividade e pensamento abdutivo.
  • 26/10/2022 – O Educar pela Pesquisa; a) Fundamentos epistemológicos e reflexões sobre pesquisa como princípio pedagógico; b) Análise de experiências de ensino pela pesquisa e comparação com as atividades do cotidiano escolar; c) As etapas fundamentais da educação pela pesquisa.
  • 09/11/2022 – Vivência e experimentação; a) Fundamentos da experimentação como princípio educativo escolar; b) Análise de experiências de ensino por meio da experimentação e comparação com atividades do cotidiano escolar;
  • 16/11/2022 – Abordagem de problemas totais; a) Teoria da Complexidade e da Transdisciplinaridade; b) Análise de experiências com a abordagem de problemas totais e comparação com atividades do cotidiano escolar.
  • 23/11/2022 – Tecnologias; a) Tecnologias ancestrais; b) Tecnologias do cotidiano; c) Uso da computação; d) Análise de experiências com tecnologias e comparação com atividades do cotidiano escolar.
  • 30/11 à 14/11/2022 – Construção e aplicação dos mini projetos em métodos alternativos para o ensino de matemática.
  • 21/12/2022 – Socialização dos resultados dos miniprojetos e confraternização.