Curso de Gestão Ambiental conquista conceito 4 em avaliação do Ministério da Educação

O curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS) recebeu conceito 4, que equivale a “muito bom”, em processo avaliativo de reconhecimento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação. A divulgação ocorreu na terça-feira, 18 de dezembro de 2018.

Durante dois dias, a comissão de avaliadores do Inep/MEC visitou as instalações físicas do campus, analisou uma série de documentos, como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o currículo do corpo docente, os relatórios da Autoavaliação Institucional, os projetos de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do curso, entre outros, e realizou reuniões com gestores, docentes, técnicos-administrativos e discentes.

A nota (conceito de curso) é calculada com base na média aritmética ponderada dos conceitos obtidos em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

De acordo com o coordenador do curso de Gestão Ambiental do campus, professor Denirio Marques, o trabalho em equipe com os docentes, discentes e técnicos-administrativos foi fundamental no processo. “O resultado é o reflexo de um trabalho contínuo e de muita responsabilidade com a nossa comunidade acadêmica por uma educação de qualidade”, afirmou Marques.

Segundo o diretor-geral do campus, professor Alexandre Vidor, os Institutos Federais, ao longo dos dez anos de implantação, vem cumprindo sua missão institucional de ofertar Educação Profissional e Tecnológica inclusiva, pública, gratuita e de qualidade. “Temos promovido a formação integral de cidadãos para enfrentar e superar desigualdades sociais, econômicas, culturais e ambientais. Em Viamão, embora nosso pouco tempo de existência, temos feito a diferença na vida das pessoas e da comunidade”, garantiu Vidor.

O diretor-geral disse que o conceito 4, recebido pelo curso, serviu para coroar o trabalho e comprometimento dos servidores. “Temos orgulho do trabalho desenvolvido por todos os colegas e de sermos IFRS. Viamão e toda a comunidade do nosso campus estão de parabéns”, ressaltou.

A primeira turma do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental teve início no primeiro semestre de 2017 e tem formatura prevista para o final de 2019.

Saiba mais sobre o curso