Curso de Especialização em Agroecologia realiza aula inaugural

Acontece no dia, 2 de maio, às 19h, a Aula Inaugural do primeiro semestre de 2023 do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Agroecologia.
A formação é uma iniciativa multicampi entre Campus Viamão, Alvorada, Restinga e Canoas do IFRS. O evento acontece à noite, no auditório do TecnoPUC, e deve contar com a presença do reitor Júlio Xandro Heck, pró-reitores, diretores dos campi e coordenações.

O evento terá como tema: Como funciona a Agroecologia? Pessoas, afetos e ontologias dissidentes. A aula inaugural terá a participação de seis convidadas(os). A performance da artista Pâmela Amaro (atriz, cantora, compositora e musicista); Rosângela da Silva Ellias – Mestra Janja (liderança Quilombola); Gilberto Lopes (Agroecólogo e egresso do curso de Proeja em Agroecologia do Campus Restinga); Irany Arteche (Nutricionista e mestre em Fitotecnia pela UFRGS); Potira V. Preiss (Bióloga, Mestre e Doutora em Desenvolvimento Rural) e Teca (Agricultora agroecológica do assentamento Filhos de Sepé). Seu formato foi pensado para fazer e dialogar as diferentes perspectivas da agroecologia de forma simétrica e horizontal em uma roda de debate que conecte as diferentes experiências dos participantes.

A formação em Agroecologia prevê o ingresso em uma mesma turma de dois perfis de estudantes (graduados e não-graduados), resultando em certificações distintas. A intenção é que possamos potencializar um campo de interlocução de saberes no qual o conhecimento popular esteja no mesmo plano de inteligibilidade e relevância dos conhecimentos acadêmicos. A aula inaugural do curso compõe com esta intencionalidade, buscando o diálogo entre diferentes agentes que constroem a agroecologia na prática.