Curso: Apoio à tomada de decisão com análises multicritério

O Campus Viamão divulga para os alunos do IFRS e para comunidade externa, as inscrições no CURSO: Apoio à tomada de decisão com análises multicritério. As inscrições ocorrerão até 03 de novembro. Há 20 vagas disponíveis, a seleção será por ordem de inscrição. Ao final do curso os estudantes receberão um certificado de 20h. O requisito geral é ter concluído o ensino médio, seja interno ou externo. Já os estudantes do IFRS do quarto ano também podem participar, mesmo não tendo concluído o EM.

Os métodos de apoio à tomada de decisão multicritério (MCDA) apresentam ferramentas para auxiliar o tomador de decisão (privado ou público) na escolha, classificação ou ordenação de alternativas (que podem ser projetos, empreendimentos, escolhas, indicadores etc…). Esses métodos contribuem para auxiliar a tomada de decisão, quando vários critérios devem ser contabilizados ao mesmo tempo. Esse curso irá trabalhar três métodos de MCDA: AHP (Analytic Hierarchy Process): Analisa alternativas de forma comparativa. A modelagem será no software Excel ou similar. Método híbrido entre AHP e TOPSIS (Thecnique for Order Preferences by Similarity to Ideal Solution), utiliza o AHP para gerar pesos e analisa as alternativas utilizando uma solução ideal positiva e uma solução ideal negativa (soluções virtuais). A modelagem será no software Excel ou similar. Electre III (Elimination et Choix Traduisant la Realité). O Electre III é um dos modelos mais avançados de métodos MCDA. Os pesos para cada critério serão definidos com o procedimento de Simo’s e as comparações realizadas a partir da definição dos preference, indifference e veto thresholds. A modelagem será no software Diviz®️. O curso terá 20 horas e será trabalhado de forma prática: aplicação em estudo de caso nas áreas de administração e meio ambiente.

Os encontros ocorrerão em dois dias:

Encontro 1
Dia: 5/11/2022 (sábado); Horário: 8h:00min às 18h:00min

Encontro 2
Dia: 19/11/2022 (sábado); Horário: 8h:00min às 18h:00min

As inscrições serão feitas através de formulário on-line.