Conheça o ContratArte: Empreendedorismo 4.0 Conectando Arte e Sociedade

O Campus Viamão divulga o projeto “ContratArte: empreendedorismo 4.0 conectando arte e sociedade” foi aprovado na Chamada Pública 05/2020 do IFES (Instituto Federal do Espírito Santo), que disponibilizou recursos da SETEC/MEC para seleção de projetos voltados à promoção do empreendedorismo inovador, associados ao ensino, pesquisa e extensão, destinado às autarquias que fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Dois docentes e oito bolsistas integram a equipe.

O objeto do presente projeto envolve uma iniciativa de Empreendedorismo Inovador com foco na Economia 4.0, atuando na área de Serviços. Nesse sentido, propõe uma plataforma digital, que tem por propósito a promoção e difusão da arte e da cultura, conectando artistas e empreendedores culturais à sociedade, sendo os dois focos desta ferramenta as pessoas interessadas em arte e cultura e os artistas e trabalhadores do ramo cultural e artístico, englobando aqueles que atuam em atividades técnicas, como iluminadores, sonoplastas, figurinistas, entre outros possíveis.

Propõe-se o desenvolvimento de uma plataforma digital, acessível tanto na forma de página da Web, quanto de aplicativo para dispositivos móveis, televisores e assistentes virtuais, conforme adesão do público no decorrer do projeto. A referida plataforma disponibiliza gratuitamente um portfólio de expressões artísticas e culturais, aqui entendidas como as diversas manifestações das artes literárias, visuais e performáticas, em meio físico ou virtual, abrangendo múltiplas possibilidades, como apresentações, saraus, aulas, gravuras, ilustrações, poemas, composições, roteiros, peças teatrais, fotografias, vídeos, coreografias e demais representações.

A partir do portfólio disponibilizado, qualquer pessoa com acesso à internet poderá conhecer as expressões artísticas e culturais divulgadas, contatar os artistas, empreendedores e trabalhadores cadastrados, e adquirir a arte de seu interesse. Para tanto, a plataforma conta com o cadastramento de artistas e trabalhadores do ramo artístico, que poderão ser acessados através de diferentes filtros de pesquisa, organizados em categorias, como localização, artista, tipo de expressão e valor, utilizando-se de inteligência artificial para sugerir, de forma prioritária, artistas e artes mais afinados com o usuário.

Desta forma, a ContratArte busca criar uma ponte que conecta artistas e público de maneira fácil, rápida e gratuita. Para se cadastrar, é muito simples: basta entrar no site www.contratarte.art.br e enviar as suas informações.