Confira as datas importantes do Processo Seletivo de estudantes 2024/02

Os interessados em fazer um curso técnico ou superior no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) ainda neste ano devem ficar atentos, pois o Processo Seletivo de estudantes 2024/02 está no ar. O IFRS oferece 34 cursos nos campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Vacaria e Viamão. Todos são gratuitos e presenciais.

No total, são mais de 1.100 vagas em opções destinadas a quem já tem o ensino médio completo (cursos técnicos subsequentes e graduações) ou pretende fazer o ensino médio junto com um curso técnico e tem 18 anos de idade ou mais (cursos técnicos integrados na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA). A lista de cursos e mais informações podem ser conferida no site ingresso.ifrs.edu.br.

Para participar do Processo Seletivo, os candidatos devem realizar a inscrição no período de 17 a 30 de abril de 2024. Haverá inscrições por acesso universal (qualquer pessoa pode se inscrever) e por cotas (reserva de vagas) para quem estudou em escola pública, pessoas com deficiência, para quem tem renda familiar igual ou inferior a 1 salário mínimo por pessoa, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.

Depois, será necessário passar por uma seleção, que varia conforme o curso e o campus de interesse, podendo ser por prova ou pelo uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2018 ou ainda por sorteio entre os inscritos (a forma de seleção pode ser consultada na lista de cursos).

Pedidos de inscrição gratuita

Os cursos do IFRS são gratuitos, mas para participar da seleção de estudantes é cobrada uma taxa, que vai de R$ 20,00 a R$ 70,00 (a exceção são os cursos EJA, que não têm taxa). Podem pedir a isenção da taxa (inscrição gratuita), até o dia 15 de abril, os candidatos com renda familiar bruta mensal (salário antes dos descontos) de até 1 salário mínimo por pessoa (R$ 1.412,00 por pessoa) e que estejam inscritos no CadÚnico do governo federal como de grupo familiar de baixa renda. O cadastro deve ter sido atualizado nos últimos dois anos (ou seja, em data posterior a 15 de abril de 2022). Clique aqui para saber como solicitar a inscrição gratuita

📌 Principais datas do Processo Seletivo de estudantes 2024/02:
  • Envio dos pedidos de inscrição gratuita – 08 a 15 de abril
  • Publicação do edital detalhado sobre a seleção de estudantes – 17 de abril
  • Período de inscrições para a seleção – 17 a 30 de abril
  • Último dia para pagamento da taxa de inscrição – 02 de maio
  • Sorteio público para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 14 de maio
  • Prova para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 02 de junho

✏️ IMPORTANTE: Acesse com frequência o site de ingresso para navegar pelas informações e acompanhar as novas publicações.