Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação recebe inscrições até 3 de março

O encontro está marcado para 7 de março, em Porto Alegre, e é preparatório para a 5ª Conferência Nacional.

Estão abertas até 3 de março de 2024, as inscrições para a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O encontro ocorrerá no dia 7 de março, no campus da Unisinos, em Porto Alegre. Podem participar estudantes, pesquisadores e demais interessados pelo tema.  As discussões são preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de CT&I, que acontecerá em Brasília, de 4 a 6 de junho.

As atividades da conferência buscam promover um ambiente democrático para debates, propiciando o mapeamento de questões nas quais o país precisa avançar. Além disso, o intuito é estimular o Sistema Nacional de CT&I a definir planos, programas e projetos estratégicos em sintonia com os desafios do século 21.

O Rio Grande do Sul é destaque em inovação e em pesquisa no Brasil, ocupando constantemente os primeiros lugares de rankings nacionais. Atualmente, é o primeiro estado entre entidades promotoras de empreendimentos inovadores do Brasil, de acordo com Centro de Liderança Pública (CLP). Também é o estado com maior densidade de doutores formados e primeiro lugar em produtividade acadêmica do Brasil, mesmo tendo apenas 5,4% da população do país.

A Conferência Estadual de CT&I é promovida pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs), com apoio da Unisinos.

Também participam do evento o Conselho de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do RS (Citec/Fiergs); o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior do RS (Foprop-RS); a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG); a União Nacional dos Estudantes (UNE); a Academia Brasileira de Ciências (ABC); e a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp).

Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul