Conexões Ecológicas abordará “Redes de Cooperação: tecendo cadeias alimentares do campo à cidade”

O terceiro encontro do Conexões Ecológicas ocorrerá dia 29 de setembro, quarta-feira, das 17h às 19h, com o tema  “Redes de Cooperação: tecendo cadeias alimentares do campo à cidade”. Participarão como convidados o presidente da Redecoop, Charles Lima, e a diretora do Centro Ecológico/Rede Ecovida de Agroecologia, Ana Luiza Meirelles. Mediando a atividade estará o professor Sérgio Kapron, da área de Economia do Campus Viamão do IFRS.

A atividade tratará sobre estratégias e possibilidades para evitar a centralidade dos mercados estruturados e comandados por grandes corporações do setor de alimentos. Será abordado o estabelecimento de redes alternativas voltadas à comercialização de alimentos saudáveis produzidos de forma sustentável, com olhar para o atendimento das populações mais vulneráveis.

O Conexões Ecológicas é um evento virtual, aberto à comunidade do IFRS e demais interessados. As palestras ocorrem uma vez ao mês, às quartas-feiras, no turno da tarde. Não é preciso fazer inscrição, mas aqueles que estiverem interessados em receber certificação poderão se inscrever pelo formulário eletrônico. A participação é gratuita. As transmissões são realizadas no canal IFRS Oficial no YouTube.

O próximo encontro Conexões Ecológicas está previsto para o dia 27 de outubro, das 17h às 19h, com o tema “Educando para a Agroecologia, a Segurança Alimentar Nutricional e Sustentável e o Meio Ambiente”, com a participação do coordenador da Licenciatura em Pedagogia do Campus Alvorada do IFRS, Vinicius Lima Lousada, e da professora Irene Cardoso, da Universidade Federal de Viçosa. Mediando a atividade estará a professora da área de agroecologia do Campus Bento Gonçalves do IFRS Aline Hentz.

Conexões Ecológicas: saiba mais sobre a iniciativa

O evento é promovido pela Comissão Intercampi de Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e Educação Ambiental (Ciase) e a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFRS. É uma das iniciativas para consolidar a Política de Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Ambiental (PIAS) do IFRS, aprovada em outubro de 2019. A PIAS visa fortalecer e ampliar ações como a priorização de alimentos orgânicos na merenda escolar, a realização de pesquisas e o desenvolvimento tecnológico em agroecologia, o fomento de reflexões sobre as relações de produção e o consumo de alimentos. A política incentiva a integração com os arranjos produtivos locais, a partir da aquisição de alimentos da agricultura familiar, indo ao encontro da missão institucional e das finalidades do IFRS.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].