Comunicado do IFRS – Campus Viamão para a comunidade

Prezada Comunidade do Campus Viamão,

Informamos que, no dia 22 de abril, terá início uma greve por tempo indeterminado, conforme Ofício nº 04/2024. O SindoIF – Seção Sindical do ANDES-SN, que representa servidores docentes do Campus Viamão, promoveu reunião com a sua base na data de ontem, 18 de abril, na qual foram manifestadas intenções acerca da adesão por parte da categoria. Este comunicado sobrepôs-se ao anteriormente realizado pelo Sindicato dos Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino (Assufrgs).

De acordo com a legislação vigente, é direito dos docentes e técnico-administrativos decidirem participar ou não do movimento grevista. Aqueles que optarem por não aderir à greve, manterão suas atividades regulares. As atividades letivas não realizadas devido à greve serão recuperadas oportunamente ao término da paralisação. Em relação aos projetos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Indissociáveis, cada coordenador/a avaliará a possibilidade de manutenção de suas propostas e informará aos/às bolsistas e voluntários.

Em relação ao Calendário Acadêmico, ontem, às 17h, o Conselho de Campus reuniu-se para deliberar quanto à possibilidade de sua suspensão. Porém, diante da indisponibilidade de mecanismos que permitam prever a participação dos docentes, foi deliberado que, no início da próxima semana, esta possibilidade será reavaliada novamente, de posse de informações concretas acerca da adesão. A nova reunião para deliberação sobre a necessidade de suspensão do Calendário Acadêmico está prevista para a manhã da terça-feira, dia 23 de abril.

Em respeito aos esforços das famílias na garantia da presença dos estudantes na Instituição, pedimos que a situação seja avaliada em termos das possibilidades individuais. Informamos, nesse sentido, que o Auxílio Estudantil seguirá sendo pago aos estudantes de forma regular. Ainda, em atenção aos estudantes, serão manifestadas orientações aos docentes que mantiverem as suas aulas na próxima segunda-feira para que não promovam atividades que possam causar qualquer tipo de prejuízo aos ausentes.

Caso ocorra paralisação, serão promovidas atividades com convite à comunidade discente para a realização de reuniões e debates com intuito formativo que oportunizem reflexões sobre as políticas públicas voltadas para a educação.

Já na terça-feira, dia 23 de abril, os estudantes estarão convidados para uma reunião com representantes sindicais no auditório do campus, em três momentos: às 9h, 14h e 19h.

Orientamos a comunidade a seguir consultando os canais de comunicação do campus, como sites e páginas de redes sociais. Também estão disponíveis os seguintes canais de contato:

WhatsApp e telefone da Central de Atendimento: 3320-7125 (horário comercial)