Campus Viamão realiza colação de grau virtual da primeira turma do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

Na sexta-feira, dia 25 de setembro, às 19h30, o Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizou a colação de grau, por meio de webconferência, de 18 estudantes do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. A data marca a história do campus com a formatura da primeira turma desse curso e também com a primeira colação virtual da instituição. O ato solene foi transmitido ao vivo e contou com a presença, na sede do campus, do diretor-geral Alexandre Vidor, do coordenador de Registros Acadêmicos, Dário Bezerra, que secretariou o evento, e da formanda Danielle Grassi, que representou os colegas e prestou juramento. O coordenador do curso Robson Garcia e demais formandos, participaram de forma remota.

Segundo Danielle, a formatura através de webconferência foi uma experiência atípica, mas, ainda assim, foi um momento especial. “Certamente o desejo era colar grau ao lado dos colegas, dividir esse momento com nossos professores e compartilhar a conquista com os familiares e amigos de maneira presencial. Tive a oportunidade gratificante de ser a juramentista e procuradora da turma, e, sendo assim, estive presente na sede do nosso campus para a solenidade. Na ocasião, muitas lembranças vieram à tona, o que particularmente foi emocionante. Posso afirmar que sou grata pelas oportunidades, vivências e aprendizados adquiridos com todos os professores, colegas e servidores do IFRS – Campus Viamão”.

Júlio Cesar Rolhano, que se formou em casa, ao lado de sua família, diz que foi necessário lidar com as mudanças. “Nunca iríamos imaginar que, às vésperas da realização de nossa cerimônia, o mundo iria ser assolado por uma pandemia, que resultaria no adiamento de qualquer tipo de evento que pudesse promover aglomerações. Não foi exatamente o que planejamos, mas aprendemos durante o curso que uma das mais importantes virtudes do Gestor Ambiental é saber se adaptar às adversidades, para assim superá-las de modo a que tudo saia da melhor maneira possível”.

Vidor falou que a formatura virtual, embora não tenha sido o planejado, irá possibilitar que cada um receba o seu diploma e destacou a importância da turma para o campus. “Como estamos no meio de uma pandemia, tivemos que realizar a colação de grau virtual para aqueles que concluíram o curso e buscaram a habilitação para o mundo do trabalho. Mas essa não foi apenas a primeira turma a se formar no nosso curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. Foi a primeira turma do campus a colar grau em ambiente virtual. Certamente escrevem os seus nomes na história do Campus Viamão. Confesso que aguardo ansioso pelo fim da pandemia para realizarmos a cerimônia presencial como sempre sonhamos”.

Participaram da organização do evento e estiveram presentes na sede do campus: o coordenador de Tecnologia da Informação, João Medina Neto, o Técnico de Laboratório de Informática, Fernando Vianna e a jornalista Alessandra Nevado.

Saiba mais:

A cerimônia dos formandos do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental 2019/2 estava marcada para o dia 20 de março de 2020. Mas foi adiada no dia 13 do mesmo mês, quando foram suspensas as atividades presenciais no IFRS devido à pandemia da Covid-19.

Em 22 de abril de 2020 foi publicada a Instrução Normativa Nº 04, que autoriza, em caráter excepcional, a realização da solenidade de colação de grau, por meio de videoconferência, aos concluintes dos cursos de graduação do IFRS, durante o período de suspensão das atividades presenciais da instituição.