Candidatos do Encceja 2018 já podem solicitar certificação pelo Instituto Federal

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou para o Instituto Federal (IFRS) a relação de quem realizou a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2018).

O(A) candidato(a) deverá comparecer à Coordenadoria de Registros Acadêmicos do Campus Viamão (IFRS), localizada na Av. Senador Salgado Filho, 7,000, nas  quintas-feiras, das 14h às 17h, munido(a) da documentação necessária para encaminhar sua solicitação (Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência de Ensino Médio).

Documentação necessária:

• Original e fotocópia do RG;
  • Original e fotocópia do CPF (dispensado caso o número conste no RG ou CNH);
  • Original e fotocópia da certidão de nascimento ou casamento (no caso de alteração de sobrenome)
  • Boletim de resultados no ENCCEJA (disponível em:  http://enccejanacional.inep.gov.br)
  • Para realizar a solicitação é necessária a presença do(a) próprio(a) candidato(a) ou sua representação mediante procuração simples. Não recebemos pedidos e nem enviamos certificados por e-mail.

IMPORTANTE: Não serão feitas cópias de documentos no momento da solicitação, e nem a impressão do boletim de resultados.

No ato da inscrição para o ENCCEJA o candidato deve ter identificado como Instituição Certificadora (IFRS – Campus Viamão) e ter 18 anos completos.

Conforme regulamentado no Guia de Certificação do Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) – 2018, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia utilizarão os resultados individuais do Encceja somente para a emissão dos certificados e declarações parciais de proficiência do Ensino Médio.

Pré-requisitos para a emissão do certificado de conclusão do ensino médio:

• O candidato deverá ter atingido a pontuação mínima exigida para a aprovação: 100 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento do Exame e no mínimo 5 pontos na prova de redação.
  • Podem ser utilizadas declarações parciais de proficiência obtidas anteriormente, desde que o participante apresente a declaração junto com a documentação necessária.

Pré-requisitos para a emissão da declaração parcial de proficiência:

• O candidato deverá ter atingido a pontuação mínima exigida para a aprovação: 100 pontos na área de conhecimento do Exame que deseja solicitar a declaração (Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação, Matemática e suas Tecnologias).

Em razão de sua natureza e das diretrizes da Matriz de Referência do ENCCEJA, a prova de Redação é concebida como integrante da área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física). O participante para obter a Declaração Parcial de Proficiência na área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias deverá atingir duas notas mínimas ao mesmo tempo: o mínimo de 100 (cem) pontos na prova objetiva, assim como o mínimo de 5 (cinco) pontos na prova de Redação em uma mesma edição do exame.

Contato: (51) 33207100 ou e-mail: [email protected]

O prazo para emissão da certificação é de 45 dias após a solicitação.

Observação: Nos dias descritos acima, o horário de atendimento ocorrerá especificamente nos horários estipulados. Nas segundas, quartas e sextas-feiras não haverá nenhum atendimento, em nenhum momento, em relação à Certificação do ENCCEJA.

O que é o Encceja:

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos  é uma prova gratuita realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para aqueles brasileiros que buscam uma certificação de conclusão do Ensino Médio ou do Ensino Fundamental. O exame terá uma edição nacional e também uma edição no exterior para brasileiros que estejam morando fora do país.